Crítica Geração Editorial

Redes sensuais, de Leonardo Midas

01:00Angélica Pina


O primeiro romance do mineiro Leonardo Midas possui um enredo que mescla erotismo e suspense com um assunto bastante atual: redes sociais e os “perigos” existentes nos relacionamentos virtuais.

Em terceira pessoa, o narrador onisciente apresenta ao leitor diversos personagens e o que eles pensam e sentem. Várias histórias, sem qualquer relação aparente, são contadas ao longo do livro, mas o protagonista é Marcos Avilar Reis, que mora em Belo Horizonte, tem 42 anos, é casado com Vanessa e tem duas filhas. 

A primeira parte do livro acontece em 2011. Vemos que Marcos ama a esposa e a família, porém não consegue conter seus impulsos sexuais e acaba tendo relacionamentos extraconjugais. Um deles é com Sandra, que ele conhece através do Facebook, por onde mantém conversas e acabam marcando um encontro. 

Dias depois, ele recebe por e-mail um vídeo desse encontro e uma ameaça de que o mesmo chegue às mãos de sua família caso não seja pago o valor de quinze mil reais. Marcos passa a tentar descobrir quem está por trás da armação e onde está o vídeo que o incrimina.

“De fato, ele a seduzira lá no chat. O primeiro beijo – na verdade, apenas uma bitoquinha – na choperia Redentor da Savassi, a área do agito noturno de Belo Horizonte, tinha sido apenas uma extensão dos bate-papos no Face. Uma espécie de prolongamento físico dessas conversas, já que, mesmo no chat, por vezes haviam trocado ‘beijos virtuais’.”

Depois disso, há um retrocesso para 1987 e passamos a saber mais detalhes da juventude de Marcos, quando ele estudou no exterior e conquistou várias mulheres, de diversas nacionalidades. Conhecemos também desde seu namoro com Vanessa até sua rotina com a família. Enquanto isso, histórias aleatórias de Jarvis, Daniel, Johannes, Axel e Ingrid vão surgindo paralelamente, algumas no Brasil, outras em diferentes países, como EUA e Suécia. O tempo vai passando, até que a história chega novamente em 2011 e aí já possuímos um entendimento completo de tudo que aconteceu com cada personagem.

Com bastante habilidade, o autor passa a interligar as histórias e surpreende o leitor com inesperadas revelações. Um ponto forte de Redes Sensuais é o fato de possuir uma narrativa erótica com um ponto de vista masculino, diferente da maioria dos livros “hots” atuais escritos por mulheres. As cenas são bem detalhadas, mas sem o romantismo e perfeição utilizado por muitas autoras. Os personagens de Leonardo Midas parecem estar mais próximos da realidade, o que faz com que os leitores identifiquem-se em muitas situações.

“ ‘Prioridade 1: dinheiro. Tenho de pagar o maldito filho da puta. Diante dessa nova situação, tentar negociar com Pradinho. Fazê-lo esperar para o aumento de capital ou tentar um valor menor. Ou conto para o Pradinho, para ver a reação dele? Peraí, não vamos misturar’, pensa e nota que está conversando consigo mesmo. ‘Isso é o primeiro sinal de loucura’, pondera. ‘Tenho de me manter são e calmo agora. É nessas horas críticas que a gente separa o pessoal fraco de cabeça dos fortes. Tenho de ser um dos fortes. Prioridade 2: descobrir quem está por trás disso. Tem alguma outra prioridade? Bem, acho que não.’ ”



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato