Crítica Geração Editorial

Redes sensuais, de Leonardo Midas

01:00Angélica Pina


O primeiro romance do mineiro Leonardo Midas possui um enredo que mescla erotismo e suspense com um assunto bastante atual: redes sociais e os “perigos” existentes nos relacionamentos virtuais.

Em terceira pessoa, o narrador onisciente apresenta ao leitor diversos personagens e o que eles pensam e sentem. Várias histórias, sem qualquer relação aparente, são contadas ao longo do livro, mas o protagonista é Marcos Avilar Reis, que mora em Belo Horizonte, tem 42 anos, é casado com Vanessa e tem duas filhas. 

A primeira parte do livro acontece em 2011. Vemos que Marcos ama a esposa e a família, porém não consegue conter seus impulsos sexuais e acaba tendo relacionamentos extraconjugais. Um deles é com Sandra, que ele conhece através do Facebook, por onde mantém conversas e acabam marcando um encontro. 

Dias depois, ele recebe por e-mail um vídeo desse encontro e uma ameaça de que o mesmo chegue às mãos de sua família caso não seja pago o valor de quinze mil reais. Marcos passa a tentar descobrir quem está por trás da armação e onde está o vídeo que o incrimina.

“De fato, ele a seduzira lá no chat. O primeiro beijo – na verdade, apenas uma bitoquinha – na choperia Redentor da Savassi, a área do agito noturno de Belo Horizonte, tinha sido apenas uma extensão dos bate-papos no Face. Uma espécie de prolongamento físico dessas conversas, já que, mesmo no chat, por vezes haviam trocado ‘beijos virtuais’.”

Depois disso, há um retrocesso para 1987 e passamos a saber mais detalhes da juventude de Marcos, quando ele estudou no exterior e conquistou várias mulheres, de diversas nacionalidades. Conhecemos também desde seu namoro com Vanessa até sua rotina com a família. Enquanto isso, histórias aleatórias de Jarvis, Daniel, Johannes, Axel e Ingrid vão surgindo paralelamente, algumas no Brasil, outras em diferentes países, como EUA e Suécia. O tempo vai passando, até que a história chega novamente em 2011 e aí já possuímos um entendimento completo de tudo que aconteceu com cada personagem.

Com bastante habilidade, o autor passa a interligar as histórias e surpreende o leitor com inesperadas revelações. Um ponto forte de Redes Sensuais é o fato de possuir uma narrativa erótica com um ponto de vista masculino, diferente da maioria dos livros “hots” atuais escritos por mulheres. As cenas são bem detalhadas, mas sem o romantismo e perfeição utilizado por muitas autoras. Os personagens de Leonardo Midas parecem estar mais próximos da realidade, o que faz com que os leitores identifiquem-se em muitas situações.

“ ‘Prioridade 1: dinheiro. Tenho de pagar o maldito filho da puta. Diante dessa nova situação, tentar negociar com Pradinho. Fazê-lo esperar para o aumento de capital ou tentar um valor menor. Ou conto para o Pradinho, para ver a reação dele? Peraí, não vamos misturar’, pensa e nota que está conversando consigo mesmo. ‘Isso é o primeiro sinal de loucura’, pondera. ‘Tenho de me manter são e calmo agora. É nessas horas críticas que a gente separa o pessoal fraco de cabeça dos fortes. Tenho de ser um dos fortes. Prioridade 2: descobrir quem está por trás disso. Tem alguma outra prioridade? Bem, acho que não.’ ”



You Might Also Like

4 comentários

  1. ChatGPT to miejsce, gdzie użytkownicy mogą się porozumieć w swoim ojczystym języku. Nasz system dokładnie analizuje preferencje językowe, lokalną kulturę i trendingowe tematy, aby zapewnić spersonalizowane i ciekawe doświadczenie dla użytkowników z Polski. Bez względu na to, czy jesteś zainteresowany polityką, sportem, rozrywką, czy bieżącymi wydarzeniami, ChatGPT PL zawsze będzie miał w ofercie interesujące i aktualne tematy dla Polskiej publiczności. https://chatgptpl.com/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo03:13

    By telling from a third-person perspective, the narrator can get to know many of the characters and how they think and feel. Many stories with no obvious relationship to each other are told throughout the book, but the main character is Marcos Avilar Reis, lives in Belo Horizonte, is 42 years old, is married to Vanessa and has two daughters, you can Find more stories like this on https://gptonline.ai/

    ResponderExcluir
  3. ChatGPT kan helpen het leerproces te stroomlijnen door het efficiënter te maken. Deze intelligente tool kan complexe vragen snel begrijpen en studenten relevante antwoorden en hulpmiddelen bieden. Dit minimaliseert de tijd die nodig is om naar informatie te zoeken aanzienlijk. Via zijn kennisbank kan ChatGPT ook direct feedback geven over de voortgang van een student in elke fase van het onderwijs.
    https://www.theloop.com.au/project/gptnederlands/portfolio/de-ai-assistent-in-de-klas-de-voor-en-nadelen-van-chatgpt/482883

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato