Biografia Charles Chaplin

Charles Chaplin: Uma breve biografia

00:00Universo dos Leitores

Charles Spencer Chaplin Jr. nasceu em Londres em 16 de abril de 1889. Seus pais eram artistas e separaram-se logo após o seu nascimento, e os primeiros anos de vida de Chaplin foram na companhia da mãe e do irmão. 

O comportamento instável da mãe a levou a perder um emprego, e posteriormente foi internada em um asilo. Chaplin e seu irmão enfrentaram muitas dificuldades, migrando de escola em escola como nos contos de Charles Dickens. 

E mesmo com tanto sofrimento, o breve período de convivência com a mãe ensinou Chaplin a se apaixonar pelo entretenimento. Sua estreia precoce se deu aos oito anos de idade quando se juntou-se à Eight Lancashire Lads, uma companhia de sapateado. Chaplin utilizou a influência e os contatos da mãe no mundo artístico. Já com dez anos ela deixou a escola e passou a trabalhar como mímico e ajudante em diversos grupos britânicos.

Chaplin destacou-se como a figura mais marcante do cinema por seus trabalhos como diretor cinematográfico, roteirista e produtor. Como se não bastasse, ele criou o United Artists, a primeira companhia cinematográfica
Chaplin ficou famoso ao criar e interpretar o personagem mais famoso e cativante da história do cinema: o simpático vagabundo Carlitos, um alter-ego paupérrimo. Com seu chapéu gasto, sua velha bengala de bambu e calças largas e remendadas Chaplin tornou-se um ícone que representava uma crítica ao contexto social da época.

Carlitos conquistou o mundo em tempos de cinema mudo e Chaplin utilizava a linguagem corporal para se expressar. Sua simples aparição sempre foi motivo de risadas em virtude de seu andar caricato e ingênuo. No entanto, ainda que os filmes de Chaplin fossem ditados em sua maioria pela sua veia cômica, sempre traziam traços de drama e claras críticas sociais. 

A vida pessoal do artista perfeccionista era conturbada no que diz respeito aos seus relacionamentos e também em suas atividades políticas. Os dois primeiros casamentos de Chaplin foram com adolescentes e terminaram em divórcio. Além disto, sua tendência aos movimentos de esquerda o impediram de regressar aos EUA em dado período.

Charles  passou então a morar na Suíça, voltando aos EUA apenas em 1972 para receber um prêmio, quando foi ovacionado por 12 minutos.

Sir Charles Spencer Chaplin Jr. teve oito filhos com Oona O’Neill, com quem era casado e se exilou na Suíça. Ele  faleceu na noite de Natal de 1977, aos 88 anos de idade.

Chaplin utilizava a sétima arte não apenas para fazer entreter, mas também para manifestar-se contra a desigualdade social. O alter-ego Carlitos, representava a voz de Chaplin que teve a vida marcada pela pobreza, pela ausência dos pais e por inúmeras dificuldades. Hoje, mesmo um século depois de sua criação o personagem continua encantando pessoas de todas as idades, consagrando Charles Chaplin como o maior ator de todos os tempos.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato