Cinema Crítica

Luzes da Cidade

15:35Universo dos Leitores

Sinopse: 

Após apaixonar-se por uma florista cega que acredita que ele seja um milionário, Carlitos. tenta conseguir o dinheiro necessário para que sua amada faça uma operação que lhe permita voltar a enxergar. 


Minhas Impressões:

Um dos filmes mais doces de Chaplin, "Luzes da Cidade" transborda delicadeza e graça. 

Ao narrar a história do  vagabundo que se apaixona por uma florista cega Chaplin dispensou as palavras, e do seu paletó rasgado tirou dois argumentos fortíssimos que fizeram deste uma de suas obras mais belas: simplicidade e sensibilidade.

Miserável, ninguém o chama pelo nome ou sabe de onde vem. Socialmente invisível, ele segue seu caminho ao se deparar com a linda florista cega, que parece enxergá-lo por baixo das roupas gastas.
Naquele momento a pobreza de Carlitos não é alcançada pelos olhos da florista, que se encanta pela doçura de seu admirador. No entanto, um grande equívoco faz com que ela acredite que ele seja um milionário. O herói corajoso e atrapalhado segue em uma inusitada tentativa de omitir sua miséria para a florista que acredita que ele seja rico. 

E é neste momento que Chaplin nos mostra o que faz melhor: traz à tona situações cotidianas, com uma veia ora cômica, ora trágica.

Mas mesmo nos momentos mais dramáticos, Chaplin dosa a história com a leveza e a esperança de que dias melhores virão. Seu vagabundo não é amargurado e enfrenta os intemperes da vida toda a suavidade possível. 

Charles Chaplin tem o dom de arrancar gargalhadas em situações que de tão trágicas se tornam cômicas, de uma forma inteligente e raramente vista. Carlitos era universal: dispensava as falas para aflorar seus sentimentos e com isso atingia a todos os públicos: crianças e adultos.

Com a história da florista e do vagabundo não foi diferente: há drama, romance, graça, beleza e inteligência, uma verdadeira obra de arte. Certamente um dos seus cinco melhores filmes. 

Trailer do filme:




You Might Also Like

1 comentários

  1. Anônimo14:06

    Luzes da cidade é um lindo filme! Parabéns por sua crítica!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato