15 Grandes Escritores premiados com o Nobel de Literatura Alice Munro

15 Grandes Escritores premiados com o Nobel de Literatura

00:00Universo dos Leitores

O prêmio Nobel de Literatura é entregue todos os anos pela Academia Sueca desde 1901, a autores de todo o mundo. Conforme o próprio Alfred Nobel (criador da distinção) o prêmio é entregue a "alguém que tenha produzido, por meio do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma edição ideal. O prêmio não é dado a uma obra específica, devendo ser avaliada a carreira bem como a ideologia do autor. A mais recente vencedora do prêmio foi Alice Munro, a 13ª mulher a ser agraciada com a premiação. 


Confiram logo mais uma lista com 15 grandes escritores premiados com o Nobel de Literatura:

Mario Vargas Llosa
O escritor, jornalista, ensaista e político peruano Mario Vargas Llosa foi escolhido em 2010, "por sua cartografia das estruturas de poder e de imagens, e sua mordaz resistência, revolta e derrota do indivíduo". De nacionalidade espanhola, Vargas Llosa recebeu do rei Juan Carlos, em 2011, o título de marquês. Nascido em 1936, o novelista e ensaista é tido como um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Seu tema central é a luta pela liberdade em seu país. Entre as principais obras estão "A Casa Verde", "Lituma nos Andes" e "A Cidade e os Cachorros". Em 1981, Llosa publicou "A Guerra do Fim do Mundo", sobre a Guerra de Canudos, que dedicou ao escritor brasileiro Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões". Sua obra mais recente é "O Herói Discreto".

Jean-Marie Gustave Le Clézio

Autor de novas partidas, aventura poética e êxtase sensual, explorador da humanidade além e sob a civilização regente", Jean-Marie Gustave Le Clézio foi o vencedor do Nobel de Literatura em 2008. Filho de um mauriciano e uma francesa, morou na Nigéria e tem mais de 40 livros publicados. É autor de títulos como "História do Pé", "O Peixe Dourado", "A Quarentena" e "O Deserto".

Orhan Pamuk
O romancista turco Orhan Pamuk, "que na busca pela alma melancólica da sua cidade natal descobriu novos símbolos para o choque e interligação de culturas", foi o escolhido pela Academia Sueca em 2006. É professor de literatura na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e autor de livros como "A Cidadela Branca", "Os Jardins da Memória" e "A Vida Nova". Na foto acima, de 2012, o escritor inaugurou o Museu da Inocência, em Istambul.

John Maxwell Coetzee
O escritor sul-africano J.M. Coetzee, "que com inumeráveis disfarces retrata o envolvimento surpreendente do forasteiro", recebeu o Nobel em 2003. Sua carreira literária na ficção começou em 1969, mas o seu primeiro livro, "Dusklands", só foi publicado na África do Sul em 1974. Coetzee recebeu vários prêmios antes do Nobel, tendo recebido o Booker Prize por duas vezes, por "Life & Times of Michael K", em 1983, e por "Disgrace", em 1999.

José Saramago
O português José Saramago foi o primeiro escritor de língua portuguesa (e único até hoje) a receber o Nobel de Literatura, em 1998. Segundo a academia, Saramago, "com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia". Entre seus livros mais famosos, estão "Memorial do Convento", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio Sobre a Cegueira", que foi adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Saramago morreu em 2010, aos 87 anos, na Espanha.

Dario Fo
O italiano Dario Fo, "que emula os bobos medievais no questionar da autoridade e no apoio à dignidade dos caídos", foi a escolha da Academia Sueca em 1997. Dario Fo é um dos dramaturgos mais importantes da atualidade, autor de mais de 40 peças teatrais, entre as quais "Morte Accidentale di un Anarchico" ("Morte Acidental de um Anarquista"), de 1974.

Wislawa Szymborska 
Wislawa Szymborska recebeu o Nobel "pela poesia que, com precisão irônica, permite que contextos históricos e biológicos venham à tona, em fragmentos de realidade humana". A polonesa, autora de "Convocação para Yeti", "Poderia ser" e "O fim e o princípio", morreu em 2012. Na foto, ela mostra seu prêmio na cerimônia realizada em Estocolmo, em 10 de dezembro de 1996.

Gabriel García Márquez
Considerado um dos autores mais importantes do século 20, o colombiano Gabriel García Márquez recebeu o Nobel em 1982. Entre suas obras, estão "O Amor nos tempos do cólera", "Viver para contar", "Memórias de minhas putas tristes" e o aclamado "Cem anos de solidão", de 1967. Em 2012, o irmão do escritor, conhecido como "Gabo", anunciou que ele não lançaria novos livros. O autor, que passa por um estágio avançado da doença mental e perdeu parte da memória, não tem mais condições de escrever, afirmou Jaime Albert Gea. 

Pablo Neruda
O chileno Pablo Neruda recebeu o prêmio da Academia Sueca em 1971 "pela poesia que, com a ação de uma força elemental, reaviva o destino e os sonhos de um continente". Considerado um dos autores mais importantes de língua espanhola, Neruda morreu dois anos depois do Nobel, aos 69 anos. Diplomata, foi cônsul do Chile na Espanha e no MéxicoFundação Casa de Jorge Amado.

Samuel Beckett
"Pela sua escrita, que - em novas formas para o romance e drama - na destituição do homem moderno adquire sua elevação", a Academia Sueca concedeu o Nobel a Samuel Beckett em 1969. Influenciado por James Joyce, Beckett é considerado um dos últimos modernistas. Suas obras incluem contos, poesia, peças de teatro, romances e ensaios. O irlandês morreu em 1989, em Paris.

Jean Paul Sartre
1964 - Grande nome do existencialismo, o filósofo, escritor e crítico Jean-Paul Sartre, "que pelo seu trabalho, rico em ideias e preenchido com o espírito da liberdade e em busca da verdade, exerceu uma influência profunda na nossa época", foi premiado com o Nobel em 1964. Militante das causas de esquerda, foi companheiro da filósofa feminista Simone de Beauvoir. Morreu em 1980, aos 74 anos.

Albert Camus
1957 - O escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo, jornalista e filósofo francês nascido na Argélia Albert Camus foi escolhido para receber o Nobel "por sua produção literária importante, que com lúcida sinceridade ilumina os problemas da consciência humana em nossos tempos". Camus viveu apenas 46 anos e escreveu obras como "O Estrangeiro".

Ernest Hemingway
1954 - No começo dos anos 50, a Academia Sueca escolheu Ernest Hemingway "por sua maestria da arte narrativa, mais recentemente demonstrada em 'O Velho e O Mar', e pela influência que exerceu no estilo contemporâneo". Trabalhou como correspondente de guerra em Madri durante a Guerra Civil Espanhola, experiência que inspirou a obra "Por Quem os Sinos Dobram". Ao fim da Segunda Guerra Mundial, passou a viver em Cuba. Hemingway morreu aos 61 anos, nos Estados Unidos.

William Faulkner 
 
1949 - Um dos maiores escritores dos Estados Unidos, William Faulkner recebeu o Nobel em 1949 "por sua contribuição forte e artisticamente incomparável para o moderno romance americano". Também foi vencedor de dois prêmios Pulitzer, por "Uma Fábula", em 1955, e por "Os Desgarrados", em 1962. Escreveu obras que inspiraram filmes -- como "O Som e a Fúria", adaptado para o cinema como "A Fúria do Destino". 

*Escrito por Kellen Pavão


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato