Cinema Cinema Argentino

Um Conto Chinês

23:23Universo dos Leitores




No último final de semana pude rever um grande sucesso do cinema argentino. Como nunca falei sobre este filme no blog, eu não poderia deixar de trazer esta deliciosa dica para o nosso nosso Pausa Para o Cinema de hoje.

Confiram as minhas impressões sobre Um Conto Chinês:

Sinopse:

A história de um rabugento dono de uma casa de ferragens que, inesperadamente, se depara com o conflito de ajudar um chinês que foi jogado de um carro e não fala uma palavra em espanhol.
Minhas Impressões:

Um Conto Chinês é um filme de enredo simples, que narra o cotidiano melancólico de Roberto, um comerciante rabugento que segue fielmente à sua rotina em casa e no trabalho e se esquiva das investidas de uma amiga. Cético, metódico e mau-humorado, Roberto tem seus hábitos abalados quando se depara com um chinês arremessado de um taxi, e que não fala uma palavra sequer em espanhol.

O filme aparentemente não apresenta uma produção excepcional: a trilha sonora, a fotografia e as locações são singelas, além do enredo. E o que tornou de Um Conto Chinês um sucesso tão grande de público e crítica? Acho que um dos segredos do longa é extrair complexidade de tramas e relações banais e cotidianas.

A relação de Roberto com Jun, o chinês, é um grande paradoxo: desde os hábitos, a personalidade e até a fisionomia de ambos, que conduzem a convivência com melancolia e curiosidade. A impossibilitada comunicação de Jun e sua aparente ingenuidade disfarçam toda a dor do chinês que perdeu sua noiva no momento em que a pediria em casamento. Roberto, por sua vez tem um ar carrancudo, amargurado e um mau humor irredutível. O aspecto ingênuo de Jun contrasta com a permanente rigidez de Roberto, que reage de forma espontânea àquela incômoda e inusitada convivência forçada. 



E apesar de toda a inconveniência deste relacionamento, podemos notar o estreitamento dos laços entre os dois, demonstrando o lado solidário de Roberto. Cenas inusitadas e constrangedoras garantem boas risadas em situações ora cômicas que ganham contornos dramáticos e que fazem com que nós, telespectadores nos identifiquemos com todo aquele conflito. 

A naturalidade das reações e do relacionamento de Jun e Roberto em situações tão triviais nos aproxima do cinema argentino, mais do que muitas obras do nosso próprio cinema. 
Uma ótima dica para quem quer conhecer, ver ou rever este grande sucesso!

Trailer do filme:








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato