A Mocinha do Mercado Central Eventos

O dia em que eu conheci Stella Maris Rezende

00:00Universo dos Leitores

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, a cidade de Santa Luzia realizou o seu primeiro festival literĂ¡rio. O evento, que foi destinado aos alunos das escolas da rede municipal e teve como objetivo incentivar a leitura na infĂ¢ncia, contou com a participaĂ§Ă£o de diversos escritores e ilustradores, entre eles, BĂ¡rbara Soalheiro, JosĂ© Santos, JĂºlio EmĂ­lio BrĂ¡z, Marilda Castanha, Nelson Cruz, OtĂ¡vio JĂºnior e Stella Mariz Rezende

Infelizmente, em razĂ£o do trabalho, tive que escolher apenas um dia para comparecer e claro, como eu adoro a escritora Stella Maris Rezende, optei por participar do bate papo com ela, que aconteceu no dia 24.
Todos atentos ao que Stella dizia
Com mais de 40 livros publicados, Stella veio para falar apenas de um: "A Menina do Mercado Central" (tem resenha aqui), que recebeu o PrĂªmio Jabuti como "melhor livro de ficĂ§Ă£o" e "melhor livro juvenil" no ano de 2012 e foi lido pelas crianças das escolas participantes, que realizaram diversos trabalhos sobre ele. 

SimpĂ¡tica e sorridente, ela iniciou a palestra dizendo que seu nome significa "estrela do mar". ApĂ³s ler uma passagem da obra, ela contou sobre o seu prazer em escrever e imaginar, explicou as razões pelas quais A Menina do Mercado Central Ă© um livro mĂ¡gico e respondeu a diversas perguntas. 

"As palavras sĂ£o mĂ¡gicas, elas nos encantam, nos transportam."

"Todo livro Ă© um objeto mĂ¡gico."

Entre as diversas coisas ditas por ela, duas chamaram a minha atenĂ§Ă£o de forma especial. Stella disse que quando escreve um livro nĂ£o se preocupa com a "moral da histĂ³ria", para ela o que importa mesmo Ă© deixar portas abertas para que cada um interprete conforme a sua imaginaĂ§Ă£o e a sua experiĂªncia. Depois, quando perguntaram sobre a razĂ£o do livro nĂ£o ter tido um "romance feliz", ela disse que o objetivo da obra literĂ¡ria Ă© retratar a vida real e que na realidade nem sempre os finais sĂ£o felizes, mas temos que aprender a viver com eles.
Stella e os alunos

A verdade Ă© que o bate papo todo foi incrĂ­vel. Os alunos participaram muito e estavam totalmente interagidos com a leitura e com a imaginaĂ§Ă£o. Foi uma delĂ­cia ter participado... 

Ah, o melhor? Em breve teremos novos livros da Stella nas livrarias! O lançamento dos novos tĂ­tulos serĂ¡ no final de maio e muitas aventuras boas virĂ£o por aĂ­... Aguardem!
Fila para autĂ³grafos e fotos!

ApĂ³s o bate papo, almocei com Stella e tive o prazer de conhecer os escritores JĂºlio EmĂ­lio Braz e OtĂ¡vio JĂºnior, ambos extremamente simpĂ¡ticos. 

O JĂºlio tem mais de 160 livros publicados, todos voltados para o pĂºblico infantil. Ele escreve desde criança e tambĂ©m trabalha com ilustrações e revistas em quadrinhos. Quem quiser conhecer pode acessar o site dele. Fiz isso assim que cheguei em casa e jĂ¡ anotei vĂ¡rios tĂ­tulos na minha lista de leituras. 
JĂºlio EmĂ­lio, Stella Maris e OtĂ¡vio JĂºnior
O OtĂ¡vio Ă© o criador do projeto "Ler Ă© 10 - Leia Favela", que incentiva a leitura na favela do Morro do Caracol, no Complexo da Penha, que Ă© o local onde ele vive. Amante dos livros desde criança, ele publicou seu primeiro trabalho, "O Livreiro do AlemĂ£o", que fala sobre a sua trajetĂ³ria e sobre todas as dificuldades que enfrentou ao longo da vida. Interessante, nĂ£o Ă©? Infelizmente nĂ£o encontrei um site sobre ele, mas vi uma matĂ©ria super interessante na Veja. Se quiserem conferir, cliquem aqui.

Vejam algumas fotos do nosso encontro: 
Stella e eu tentando uma boa foto!
Stella, eu e nossos queridos livros
OtĂ¡vio, Pollyana e PatrĂ­cia (organizadoras do FLIT), Stella, Eu e JĂºlio

JĂºlio, Stella, eu e OtĂ¡vio


Resultado: foi um dia maravilhoso! 

Espero que tenham gostado do post e que aproveitem para conhecer os escritores e o trabalho deles...




You Might Also Like

0 comentĂ¡rios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂ¡rio de contato