Cia das Letras Crítica

O irresistível café de cupcakes, de Mary Simses

00:02Angélica Pina



Ellen Branford é uma advogada nova-iorquina muito bem sucedida, noiva de Hayden Croft, um homem praticamente perfeito: bonito, inteligente, educado, romântico, de uma família importante e que está prestes a ingressar na carreira política.

No leito de morte, a avó de Ellen, com quem a advogada tinha uma forte ligação, pede a ela que vá até a cidadezinha de Beacon, no Maine, entregar uma carta para Chet Cummings.

Ellen parte para a viagem decidida a realizar o último desejo de sua avó calculando que volta em um dia, mas quando chega em Beacon, várias coisas acontecem para que sua viagem seja prolongada: primeiro ela quase se afoga no mar e é salva por um carpinteiro local, chamado Roy; encontrar Chet não é tão fácil quanto ela imaginava; ela acaba descobrindo que sua avó guardou segredos da família que são desvendados enquanto Ellen conhece a cidade; além disso, passar uns dias num lugar tão tranquilo quanto aquele mostra-se uma experiência muito mais agradável do que o esperado.
Ellen é a narradora da história, que lembra um filme de comédia romântica. Alguns clichês, linguagem leve, leitura rápida. A escrita de Mary Simses é muito gostosa, em meio às situações vividas por Ellen ela descreve paisagens bucólicas de uma forma encantadora, o que faz com que o leitor deseje estar nos locais citados no livro.

"O arrepio na espinha avançou até os braços conforme eu me aproximei. Fragmentos de três paredes desmoronadas surgiam aqui e ali no tapete de flores silvestres. As pedras visíveis através do mato estavam cobertas por placas de musgo verde e amarelo, como se alguém tivesse esparramado tinta sobre elas em um momento de fúria criativa. Permaneci lá em pé, o barulho do campo ao meu redor, e pensei na Vovó e em Chet Cummings. Sentia a alma dela no solo onde eu pisava, nas pedras queimadas de sol, com as quais o embasamento do celeiro tinha sido construído, nas hastes e flores silvestres que roçavam em minhas pernas como lembranças me chamando."
O livro traz reflexões interessantes sobre autoconhecimento. Ellen parte para Beacon com várias certezas, mas lá cada uma delas é questionada. À medida que ela conhece melhor a história de sua avó, ela percebe o que tem feito de parecido e como pode evitar cometer os mesmos erros.

Para quem gosta de uma leitura despretensiosa para se divertir, recomendo muito o livro. Ah, vale lembrar que a todo momento vai dar vontade de comer cupcakes de blueberries e outras coisas gostosas que aparecem bastante na narrativa!

"O café estava forte e quente e as blueberries eram as maiores e mais doces que eu já tinha provado. Observei a doughnut coberta com açúcar cristal. Como uma sirene, ela me chamava. Que seja, eu pensei, um pedaço pequeno não vai me matar. Derreteu na minha boca, quente, doce e cremosa. Peguei mais um pedaço e quando me dei conta o prato já estava vazio. Quem sabe, afinal de contas, Beacon tivesse algum lado positivo."

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato