Cinema Pausa Para o Cinema

Sociedade dos Poetas Mortos

10:33Universo dos Leitores

Em homenagem ao grande ator Robin Willians, o Pausa Para o Cinema de hoje traz para vocĂȘs o filme Sociedade dos Poetas Mortos. Confiram!

Sinopse:

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos
O processo de prĂ©-produção Ă© excelente ao adaptar os cenĂĄrios aos conceitos da Ă©poca, mostrados na linguagem utilizada, as roupas, a paisagem e o comportamento das famĂ­lias de 1959, cumprindo fielmente o retrato daquele perĂ­odo. A escolha do elenco Ă© perfeita e cada ator incorporou muito bem as caracterĂ­sticas de cada personagem tanto fĂ­sicas quanto psicolĂłgicas. 

O filme mostra uma crĂ­tica Ă  educação tradicional, onde o aprendizado acontece de forma robotizada: O que Ă© dito e tratado pelos professores, e recebido pelos alunos sem ser interpretado, perpetuando a falta de senso crĂ­tico por esses. O professor Keating rompe com o tradicional e mostra um novo ideal pedagĂłgico no qual a relação entre professor e aluno deve ter uma vivĂȘncia democrĂĄtica e interativa de forma espontĂąnea, permitindo ao aluno poder extrair o seu melhor.



Esse incentivo pela liberdade de pensamento då aos alunos do professor uma perspectiva diferente, fazendo com que se rebelem contra aquela metodologia arcaica para fazer o que desejavam e não o que eram obrigados. O principal deles, Neil, foi um dos que fugiu das imposiçÔes de seus pais para seguir o que desejava: ser ator. Entretanto a repressão que sofreu do pai logo após apresentar-se em uma peça de teatro o levou ao suicídio. simbolismo heroico do aluno que morre por uma ideia e pensamento.





A morte de Neil ganha um significado forte quando ele se prepara para ele retirando suas roupas, abrindo a janela e se deixando envolver pelo vento, deixando por fim uma coroa de espinhos. A coroa de espinhos deixada em cima da mesa, faz alusão a Jesus Cristo que na história morreu para salvação de todos.


Trailler





You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂĄrio de contato