Diálogo a três Escritora Angélica Pina

Evento em BH: Diálogo a três

01:52Angélica Pina

Olá, leitores!

No último sábado, dia 06, participei de um evento super bacana aqui em Belo Horizonte e quero contar um pouquinho para vocês como foi.

O “Diálogo a três: o escritor, a literatura e o mercado editorial” aconteceu no Espaço cultural Letras e Ponto.

O escritor mineiro Luís Giffoni foi o mediador do debate, que contou com a participação de Eduardo Lacerda, poeta e editor da Patuá e Alencar Perdigão, proprietário da livraria Quixote.
Os três falaram abertamente sobre o mercado editorial, apontando os caminhos que podem ser seguidos para escritores iniciantes que estão em busca de publicar um primeiro livro.

Alencar Perdigão disse que não teme que os e-books consigam “desbancar” os livros físicos, mas ressaltou que a internet tem sido uma grande “vilã” para as livrarias, já que os preços praticados são menores (por motivos óbvios). Ele destacou as vantagens de uma compra de livros em livrarias, especialmente as de pequeno porte, que vão desde o atendimento especializado, por quem entende do assunto, à possibilidade de interação com outros apaixonados por Literatura.
Giffoni relatou suas várias experiências com editoras, inclusive sobre a edição através da Lei de incentivo à Cultura, que ainda é pouquíssimo utilizada. O autor tem diversos livros publicados, até mesmo alguns onde ele foi seu próprio editor.
Eduardo Lacerda contou sobre como decidiu criar a Editora Patuá e sobre todas as dificuldades que já enfrentou e ainda enfrenta para atuar no ramo. Ele sozinho faz todo o serviço: recebe e analisa originais, mantém contato com os autores, envia para a gráfica, guarda os livros em sua casa, vai a todos os lançamentos e eventos. Ele disse que ainda não há retorno financeiro suficiente para pensar em contratar outros funcionários.
Em vídeo no Youtube, ele mostra sua casa, que já está tomada de livros por todos os lados (ele nem tem quarto mais!).

Para mim foi ótimo ter participado deste debate, aprendi muita coisa que ainda não tinha conhecimento e senti ainda mais vontade de me aprofundar nesse “mundo literário”. Às vezes, eventos como esses são pouco divulgados, portanto é importante ficar sempre de olho, porque tem muita coisa boa rolando por aí.

Ah, preciso dizer que me encantei pelo “lema” do espaço Letras e ponto, estampado no quadro atrás dos participantes do debate: “Sem a Arte, o mundo seria invisível. Sem o Encontro, insustentável.”
Espero que tenham curtido!

Beijos e até breve!


                                                                                                

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato