Cosac Naify Crítica

Esopo: fábulas completas

00:00Universo dos Leitores

Fábulas são narrativas que surgiram de forma oral, com descrições de experiências de animais, fazendo alusão ao comportamento humano, deixando alguma lição ou sugerindo algum comportamento. Em regra, discutem temas como falsidade, burrice, covardia, caráter, conduta social etc. 
O surgimento e a criação das fábulas se deu na Grécia Antiga, por meio de Esopo, um escravo que adorava contar histórias nesse estilo para as crianças e que se tornou conhecido pelo hábito. Sem nenhuma informação concreta sobre ele, o que se supõe é que ele tenha vivido em uma sociedade ameaçada por constantes guerras em busca de poder e dominação. Com isso, na condição de escravo e submisso, as suas histórias visavam disfarçar as suas opiniões e sentimentos, bem como questionar os valores humanos. 

As suas narrativas foram registradas por terceiros e, por tal razão, a originalidade das ideias costuma ser questionada, no entanto, todas compõem um legado importantíssimo para a literatura e são lidas até os dias de hoje. 

Mas, por que será que eu disse tudo isso? Pois bem... Foi só para contar que a Editora Cosac Naify, em seu projeto de publicar os clássicos da literatura mundial, elaborou uma edição especial que reúne 383 fábulas que são atribuídas ao escravo. 
As traduções foram feitas diretamente do grego pela professora Maria Celeste C. Dezzotti, que no início do livro explica de forma cuidadosa como foi o trabalho e as razões que lhe fizeram optar por separar a história da sua conclusão moral. 

A edição, que é simplesmente incrível, foi ilustrada por Eduardo Berliner, que criou desenhos impactantes, que misturam corpos de animais e de seres humanos, retratando as versões metafóricas das fábulas. 

A capa de tecido também conferiu um requinte incrível ao livro, que além de uma ótima opção para ter em casa e ler sempre (uma por dia, quem sabe?), é uma excelente obra para dar de presente.

Vejam algumas fotos:
Vale a pena adquirir e se aprofundar no universo das fábulas, que mesmo tão antigas retratam situações que vivenciamos até os dias de hoje. 






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato