Infanto-Juvenil Livros

Panorama do livro para crianças e jovens

08:37Angélica Pina

Olá, leitores!

Hoje vou contar um pouco sobre um curso que fiz recentemente: o Panorama do livro para crianças e jovens. O curso aconteceu na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e foi viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Fiquei lisonjeada de ter sido selecionada para participar, já que eram 50 vagas e mais de 80 pessoas se inscreveram. Os participantes eram de alto nível, variando entre professores, pedagogos, bibliotecários, autores, ilustradores e editores.

No primeiro dia, tivemos aula expositiva sobre Literatura infantil com Dolores Prades, doutora em história econômica pela USP, especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade autônoma de Barcelona, onde atualmente é professora convidada, publisher da Revista Emília, consultora editorial de várias editoras nacionais e estrangeiras e uma das idealizadoras dos seminários Conversas ao pé da página (deu para ver que ela é fera no assunto, né?!). O papo rolou de 08:30 às 18:00 horas – com intervalos para lanche e almoço, claro! – e foi extremamente rico e proveitoso.

Dolores Prades

No segundo dia, as aulas expositivas foram sobre Literatura juvenil e foram ministradas por Dolores Prades novamente e por Ana Garralón, nascida em Madri, na Espanha, é escritora, fundou uma livraria especializada em torno do livro para crianças e jovens, trabalhou para editoras como leitora crítica e tradutora, é colaboradora do Banco Del Libro da Venezuela, Fundación Germán Sánchez Ruipérez (Espanha), Fundalectura (Colômbia) e da Revista Emília. Mais uma vez tivemos uma conversa muito importante e esclarecedora sobre o mercado editorial e tudo que diz respeito à Literatura feita para jovens, até as 18:00 horas.

Ana Garralón

Logo em seguida, participei do debate “A literatura juvenil existe?”, com Ana Garralón, Flávia Lins e Silva, autora de livros para crianças e jovens, jornalista e roteirista de cinema e programas de televisão, e João Luís Ceccantini, doutor em Letras, professor da Unesp, escritor e leitor volante da FNLIJ (Fundação Nacional do livro infantil e juvenil). Esse debate foi sensacional!!! Ouvir sobre um assunto que amo de pessoas tão experientes me deixa tão animada e encantada!

Foram dois dias intensos e saí desse curso com muitas ideias, muitas dicas, muita informação nova e a confirmação de que tenho muuuito ainda a aprender, mas que é um assunto que não me canso e tenho muito prazer em estudar.

Como se não bastasse, o material recebido no curso merece muito destaque! Vários livros com conteúdo riquíssimo e suficiente para um longo tempo de estudo:

Primeiro dia (Panorama do livro para crianças):



A casa imaginária – Yolanda Reyes (Global editora)
Crítica, teoria e literatura infantil – Peter Hunt (Cosac Naif)
Para ler o livro ilustrado – Sophie Van der Linden (Cosac Naif)
Traço e prosa – por Odilon Moraes, Rona Hanning e Maurício Paraguassu (Cosac Naif)
Jemmy Button – Jennifer Uman & Valerio Vidali, texto de Alix Barzelay (Pequena Zahar)
O muro – Peter Sís (Companhia das letrinhas)

Segundo dia (Panorama do livro para jovens):


Por uma literatura sem adjetivos – María Teresa Andruetto (Pulo do gato)
Os dias e os livros – Daniel Goldin (Pulo do gato)
Os jovens e a leitura – Michèle Petit (Editora 34)
O fazedor de velhos – Rodrigo Lacerda (Cosac Naif)
Crianças e jovens no século XXI – leitores e leituras – organização Dolores Prades e Patrícia Pereira Leite (Conversas ao pé da página)

Detalhe que eles vieram numa sacola personalizada que eu amei!


O evento foi extremamente organizado, fiquei muito feliz e satisfeita de ter participado e de saber que tem muitas pessoas interessadas em fazer com que crianças e jovens amem os livros e estão correndo atrás de melhorar nesse propósito.

Beijos e até breve!

                                                                                                

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato