CrĂ­tica Editora Pedra Azul

Evelina, de Frances Burney

13:32Universo dos Leitores



Hoje vou falar sobre este grande sucesso publicado pela Pedrazul Editora: o belĂ­ssimo Evelina, de Frances Burney- escritora conhecida por inspirar nada mais nada menos que Jane Austen.



Evelina é um romance epistolar, ou seja narrado por meio de cartas. Essa característica aproxima o leitor da protagonista já que o tom intimista das cartas nos familiariza rapidamente com a personagem.

A histĂłria narrada Ă© a de Evelina, a filha nĂŁo reconhecida de um aristocrata, criada pelo reverendo Arthur Villars. A jovem de trato gentil e delicado tem uma vida pacata sob a proteção do tutor. Este cenário faz com que Evelina preserve sua inocĂŞncia e inexperiĂŞncia. 

Prestes a completar 18 anos, ela é convidada para uma visita a Londres, por uma família de amigos para conhecer a sociedade aristocrata da época, aumentando assim seu círculo social e sua convivência com outras pessoas. Seu tutor permite a viagem e Evelina segue em direção a uma vida bem diferente da sua.

Isto porque sua chegada Ă© marcada pela curiosidade de todos, o que faz com que ela se torne o centro das atenções. Criada no interior e longe da proteção do reverendo Villars, Evelina, que desconhece os costumes e toda a formalidade da sociedade burguesa se comporta de forma espontânea e ingenuamente comete uma sĂ©rie de gafes que fazem dela um alvo negativo. 




















Sua apresentação à tradicional e restrita alta sociedade londrina não é vista com bons olhos: sua beleza e sua origem desconhecida inflamam olhares e despertam comentários maldosos dos convidados, principalmente depois da postura inocente e espontânea.

Apesar de embaraçosa, a conduta de Evelina dá o tom cômico do livro, ainda que a simplicidade do comportamento da jovem seja alvo de comentários um tanto quanto maldosos. A partir daí a história é tomada por uma série de acontecimentos que levarão a protagonista a uma maturidade quase forçada, por mais que ela preserve a doçura do começo da história. Ela é alvo de cobiça, se envolve em um romance, mas amadurece e nos diverte com seu jeito tão doce e espontâneo, deixando a história leve.
















Minhas Impressões:

Evelina Ă© uma personagem encantadora: doce, gentil, divertida, e a histĂłria Ă© simplesmente apaixonante. A narrativa Ă© bem construĂ­da e o formato epistolar proporciona uma certa intimidade com os personagens, alĂ©m de um grande envolvimento com a histĂłria. 

Alvo de interesses, Evelina preserva seu comportamento delicado e nos proporciona cenas inusitadas ao longo do livro. Assim como nas obras de Austen, temos doses de humor, mas Burney utiliza o recurso de uma forma um pouco diferente. Enquanto Austen utiliza o humor com muita sutileza e de forma crítica, Burney da um toque mais objetivo nas cenas de comédia. Algumas cenas e personagens são quase alegóricos e Evelina é exposta a diversas situações inusitadas.

A história tem os traços de um "romance de formação", ou seja, podemos acompanhar desde o começo o desenvolvimento físico, ético e psíquico de Evelina, ainda que ela tenha preservado sua essência e sua generosidade.

Adorei a edição super caprichada da editora Pedra Azul, com um cuidados como a embalagem do livro, à escolha das páginas, a seleção de ilustrações originais e a diagramação que proporciona uma leitura bastante agradável.

Confesso que adorei a história e mesmo sendo suspeita para comentar (já que sou fã de romances de época), posso garantir que Evelina é uma uma história especial que certamente me levará a conhecer outros trabalhos de Frances Burney!

Sobre a Autora:

Frances ‘Fanny’ Burney (1752-1840) foi uma das romancistas inglesas mais populares do final do sĂ©culo XVIII. Precursora de romances que retratam a simples vida domĂ©stica, Burney teve forte influĂŞncia sobre Jane Austen, Maria Edgeworth e William Thackeray. Seu talento para contar histĂłrias, sua capacidade, sua abundância de personagens, somente foram superados por Charles Dickens. Ela tambĂ©m foi uma importante diarista e cronista dos costumes ingleses sobre moral e sociedade. Filha de Charles Burney, um ilustre historiador da mĂşsica, a autora se tornou popular com a publicação de ‘Evelina’. Embora ela tivesse começado a compor a obra em 1767, somente a publicou em 1778, de forma anĂ´nima. Burney tambĂ©m publicou outros romances: Cecilia ou MemĂłrias de Uma Herdeira, em 1782, e Camilla ou Um Retrato da Juventude, em 1796, ambos citados por Jane Austen em A Abadia de Northanger. Burney tambĂ©m conviveu na corte inglesa e no perĂ­odo de 1787 a 1791 atuou como guarda das vestes da rainha Charlotte. Em 1793, ela se casou com o general d'Arblay, um refugiado francĂŞs, com quem viveu na França de 1802 a 1812.

A HistĂłria de Uma Capa

Muita gente compra um livro pela capa, mas nem todas as capas sĂŁo obras de artes. A capa da edição brasileira de “Evelina”, da autora inglesa que inspirou Jane Austen, Frances Burney, conhecida tambĂ©m como Fanny Burney, clássico lançado pela Pedrazul Editora agora em julho, tem muita HistĂłria. A obra “Evelina” foi lançada em Londres pela primeira vez, em 1778, de forma anĂ´nima. Mas Burney era amiga de um grande e importante pintor da Ă©poca chamado John Hoppner (1758-1810). O artista, que sabia quem era a verdadeira autora do livro que fez um sucesso retumbante, apaixonou-se pela heroĂ­na e resolveu presentear a autora. Para isso Hoppner saiu Ă  procura de uma desconhecida que fosse tĂŁo bela quanto Ă  sua Evelina, encontrando-a fez a pintura que hoje Ă© a capa da edição da Pedrazul. Chamada “Retrato de uma Senhora como Evelina”, a obra de 1780 complementa com uma belĂ­ssima obra de arte o clássico InglĂŞs que eternizou a autora.


You Might Also Like

1 comentários

  1. AnĂ´nimo16:25

    Boa tarde.
    Onde eu consigo um exemplar? Quero muito este livro e nĂŁo encontro em lugar algum!!!
    Preciso ler esse da Editora Pedra Azul, sĂŁo lindos esses livros...
    Obrigada.
    Lisiane Pereira

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato