Crítica Editora Bertrand Brasil

Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

00:00Universo dos Leitores

“Se você quando jovem teve a sorte de viver em Paris, então a lembrança o acompanhará pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque 
Paris é uma festa ambulante.”

Paris é uma cidade mágica, repleta de luz, encanto e com um ar naturalmente poético. Imagine passear pelas suas ruas e conhecer seus segredos por meio de uma narrativa autobiográfica de Ernest Hemingway? Pois é, a sensação é simplesmente indescritível! É isso que acontece nesse livro: o escritor relata os fatos que marcaram a sua vida no período em que viveu com a esposa na Cidade Luz. Com uma descrição sentimental, nostálgica e detalhista, ele apresenta nessa obra um pouco sobre a sua juventude, tempo que em não tinha dinheiro, mas era feliz e enxergava a vida de forma positiva mesmo diante de todas as incertezas e de todos os mistérios acerca do seu futuro como escritor. 
É importante mencionar que ao longo da obra ele faz referências a importantes nomes da literatura mundial, pessoas com quem teve o prazer de conviver, entre eles Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ezra Pound e James Joyce. Da mesma forma, ele descreve os paladares da culinária parisiense, os prazeres de caminhar por suas belas ruas e de freqüentar os seus cafés e suas incríveis livrarias. Um destaque entre os locais citados é a livraria Shakespeare and Company, que à época pertencia a Sylvia Beach, uma das suas grandes amigas. 

“Nessa rua fria, varrida pelo vento, a Shakespeare and Company era um lugar acolhedor e alegre, com um grande fogão acesso no inverno, mesas e estantes de livros, novidades na vitrina e, nas paredes, fotografias de famosos escritores vivos e mortos. Todas as fotografias pareciam instantâneos, e até mesmo os escritores mortos tinham um ar muito vivo.”
Com detalhes perfeitos de como foi viver em Paris entre os anos de 1921 e 1926, Hemingway começa o livro dizendo que os fatos nele descritos podem ser interpretados pelo leitor como reais ou como ficção, desde que seja possível visualizar alguma luz em tudo. Digo, com toda segurança, que luz é o que não falta na obra, que possui uma narrativa simples, mas extremamente agradável, que encanta pela sinceridade com a qual foi construída e que nos permite vivenciar a história de uma vida repleta de sonhos, de amizades, de amores, de desavenças e de uma busca incansável por fontes de inspiração. 
Uma leitura obrigatória para os fãs e para os que desejam conhecer melhor o escritor e a sua vida, seus pensamentos e o seu lado humano e sentimental! Recomendadíssimo para os leitores da boa e clássica literatura!


Gostou? Compre aqui: Submarino ou Saraiva.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato