“Ser Feliz é Assim Crítica

Ser Feliz é Assim, de Jennifer E. Smith

00:00Universo dos Leitores

“Ver o sol nascendo no porto. Tomar sorvete num dia de calor. Ouvir o barulho das ondas ali no fim da rua. O jeito como meu cachorro se enrosca perto de mim no sofá. Dar um passeio a pé de noitinha. Filmes legais. Tempestades. Um belo cheeseburger. Sextas-feiras. Sábados. Quartas-feiras, até. Mergulhar a ponta dos dedos do pé na água. Calça de pijama. Chinelo de dedo. Nadar. Poesia. A ausência de emoticons num e-mail.

E pra você, como é ser feliz?”

Você já recebeu uma mensagem no celular, ou um email por engano? Eu não me refiro a spams ou algo do gênero, mas sim, uma mensagem que era destinada a outra pessoa e foi parar na tela do seu celular. Pois bem, você respondeu? Caso nunca tenha recebido, você responderia se acontecesse com você? Talvez a maioria pense como eu: depende do tipo de texto/mensagem em questão. Se chamasse minha atenção, talvez responderia. Bom, pelo menos, avisaria a pessoa que ela havia cometido um engano e mandado para a pessoa errada. 

É bem assim que começa a história de Ellie e Graham. Ele manda uma mensagem para o endereço de email de Ellie, por engano, e ela resolve avisá-lo sobre isso, para que ele mandasse a mensagem para a pessoa correta. Acontece que, por algum motivo, ambos se sentem compelidos a continuar conversando. O bate papo segue num compasso natural e divertido fazendo com que o engano se tornasse uma chance de dois desconhecidos iniciarem uma sincera amizade. 

Ellie gostava de se corresponder com alguém encoberto por um mistério. Ela apenas sabia as iniciais do nome do seu amigo virtual devido ao endereço de email e Graham sentia a mesma sensação sobre Ellie. Tendo conhecimento apenas das inicias dos nomes de cada um, eles passaram a dividir relatos sobre suas vidas, o seu dia a dia, segredos, preferências, sonhos e expectativas. 

Sem muita demora, a história passa por uma reviravolta, e descobrimos que Graham é um lindo e talentoso astro de cinema. Porém, um jovem que se sente vazio e solitário. Devido à sensação de cumplicidade que as conversas com Ellie lhe proporcionam, Graham consegue convencer a equipe de filmagem de um novo filme no qual estava trabalhando a gravar uma parte importante das cenas na cidade de Ellie, uma pequena cidade no litoral dos EUA, marcada por sua simplicidade, pelo movimento dos pescadores, e pelo pequeno número de habitantes.

Graham então vai até a cidade sem que Ellie saiba, afinal de contas, ela não sabia nem mesmo seu nome, muito menos que ela estava se correspondendo com um astro de cinema. Porém, mesmo Ellie tendo tido a boa surpresa, ao conhecer Graham, que seu amigo virtual era mesmo um cara simples e virtuoso com o qual há tanto tempo ela se correspondia, ela tem um importante motivo para ter aversão aos paparazzi que fazem parte da vida de Graham e toda exposição que o garoto sofre devido à fama. 

Assim, passamos a ter contato com a história de vida de Ellie e a entender que se envolver com Graham é mais complicado do que nós, leitores, imaginávamos. 

A história se passa num cenário lindo, os personagens são encantadores e possuem um sentimento muito puro e bonito um pelo outro. A entrega de Graham me fez suspirar e torcer muito para que o casal conseguisse passar pelas barreiras encontradas no caminho e ficassem juntos. 

As reflexões sobre a busca da felicidade e de realização de ambos são delicadas e interessantes. Os diálogos por email são divertidos, pois os personagens são espirituosos e inteligentes. 

Antes, durante ou depois da leitura, pare para pensar. O que é ser feliz para você? 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato