CrĂ­tica Editora Aleph

Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick

00:00Universo dos Leitores

Realidades Adaptadas reĂșne sete contos do escritor Philip K. Dick que apesar de independentes, possuem alguns pontos em comum: todos eles foram adaptados para o cinema e todos brincam com a sua noção de realidade e de humanidade. 

Com linguagens simples e narrativas criativas e repletas de reviravoltas, Dick se revela um escritor talentoso, ousado, perspicaz e inteligente. A cada conto nos sentimos totalmente inseridos em universos paralelos e nos deparamos com personagens complexos, questionadores, interessantes e cativantes. 

Ao longo de cada histĂłria Ă© possĂ­vel refletir sobre a humanidade, a importĂąncia das mĂĄquinas e da tecnologia, a realidade e a existĂȘncia de algo desconhecido. Somos mesmo o que pensamos ser? AtĂ© que ponto estamos evoluĂ­dos? Os acontecimentos de um dia sĂŁo apenas aqueles que nĂłs presenciamos? Podemos confiar na nossa memĂłria? 
Pois Ă©! Essas sĂŁo as perguntas que circulam todos os nossos protagonistas. Nesse livro vocĂȘ vai conhecer mundos repletos de tecnologia e de opressĂŁo. Vai descobrir um homem que sempre sonhou conhecer Marte, um que em um dia comum se deparou com um prĂ©dio desintegrando, outro tinha a capacidade de visualizar o futuro, etc. VocĂȘ vai se sentir imerso nas angĂșstias e nas inseguranças de cada um deles. 

Vai conhecer, ainda, um local em que a polĂ­cia conta com a ajuda de trĂȘs homens com capacidade de prever o futuro, para reduzir a criminalidade e evitar que crimes sejam praticados. O sistema, que funcionava muito bem, começou a ser questionado quando um homem foi acusado de ter a intenção de matar outra pessoa, mas resolveu lutar para comprovar que jamais mataria alguĂ©m e que sequer conhecia a possĂ­vel vĂ­tima. O conto, intitulado O RelatĂłrio MinoritĂĄrio, que Ă© sem dĂșvida o mais interessante do livro, apresenta questionamentos interessantes em relação Ă  certeza ou incerteza do futuro e Ă  possibilidade ou impossibilidade de condenar alguĂ©m por algo que ainda nĂŁo fez. Ele inspirou, tambĂ©m, o filme Minority Report, que estreou no ano de 2002.
Prepare-se para buscar muitas respostas e encontrar apenas novas perguntas. 

Para quem ainda nĂŁo leu nada desse escritor, como era o meu caso, esse Ă© um Ăłtimo livro para começar. E se vocĂȘ jĂĄ viu algum dos filmes inspirados nessas histĂłrias, ainda sim terĂĄ surpresas, jĂĄ que os filmes nĂŁo sĂŁo completamente fies Ă s narrativas. Vale muito a pena conhecer! 

Para finalizar, segue a lista com os contos e os filmes inspirados neles: 

– Lembramos pra vocĂȘ a preço de atacado (O Vingador do Futuro – 1991 e 2012);

– Segunda Variedade (Assassinos CibernĂ©ticos – 1995);

– Impostor (Impostor – 2001);

– O RelatĂłrio MinoritĂĄrio (Minority Report – A Nova Lei – 2002);

– O Pagamento (O Pagamento – 2003);

– O Homem Dourado (O Vidente – 2007); e

– Equipe de Ajuste (Os Agentes do Destino – 2011)

Gostou? Compre aqui!



You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂĄrio de contato