A Besta Humana Clássicos Zahar

A Besta Humana, de Émile Zola

00:00Universo dos Leitores

Integrando a Coleção Clássicos Zahar, o livro, que foi publicado no ano de 1890, compõe a série de 20 livros do escritor francês Émile Zola, que foi intitulada como "Os Rougon-Macquart: História natural e social de uma família sob o Segundo Império". Apesar de fazer parte de um projeto amplo, a leitura pode ser feita de forma independente e é completamente crítica, envolvente e brilhante. 

A história conta a trajetória do casal Roubaud e Séverine. Roubaud era subchefe de uma estação ferroviária e a sua vida, que tinha um ritmo normal, mudou completamente no dia em que ele descobriu um segredo importante sobre o passado da sua esposa. Transtornado e sem intenção nenhuma de deixar a informação de lado, ele acabou tomando uma decisão que mudou completamente a sua vida e claro, a vida da sua mulher: ele cometeu um assassinato.  

"Ela teve medo, baixou o rosto para se proteger debaixo do braço dele, adivinhando o soco que viria. Um detalhe mínimo, ridículo, insignificante, aquele de ter esquecido a mentira a respeito do anel, acaba de trazer à tona a evidência, em poucas palavras trocadas. E um só minuto fora suficiente."
Foi exatamente esse fato que fez com que ele e a esposa se aproximassem ainda mais do maquinista Jacques Lantier, um homem solitário e apaixonado pela Lison, a locomotiva conduzia. Além de ter uma relação pessoal com a locomotiva, tratando-a como um ser humano especial, capaz de lhe causar sentimentos e desejos, Jacques era constantemente perturbado por uma obsessão perigosa: matar todas as mulheres com as quais ele se relacionava sexualmente.

"Mas havia outro medo, inconfesso, no fundo de tanta hesitação, o próprio medo do sangue. Em Jacques, sempre e com relação a todo tipo de coisa, o medo vinha junto com o desejo. (...)"

A união desses dois cenários que conduziu o livro a um emaranhado de intrigas, segredos e suspenses, deixando clara a intenção do escritor de criticar os seres humanos e demonstrar o quanto eles são complexos e, muitas vezes, auto destrutivos. Não só os protagonistas, mas todos os personagens secundários (e são vários) são bem caracterizados e possuem especificidades intrigantes e interessantes. 

"Será que, nas sombrias profundezas da besta humana, possuir e matar se equivalem?"
Além da caracterização perfeita dos personagens, existe uma descrição pormenorizada da locomotiva e das estações ferroviárias, o que foi feito propositalmente pelo autor, que buscou demonstrar que no ponto em que a sociedade estava, as máquinas já progrediam independentemente dos seres humanos. 

Este livro é uma verdadeira obra-prima da literatura. A linguagem é envolvente e inteligente, permitindo que o leitor se apaixone aos poucos por todos os personagens. Além disso, o final é surpreendente, não deixa nenhuma ponta solta e nos causa um choque de realidade, afinal, a conclusão do autor, mesmo tendo sido escrita há tantos anos, representa exatamente o que estamos vivando atualmente.

Na Apresentação brilhante feita pelo tradutor Jorge Bastos, ele fez um comentário que aumentou a minha curiosidade pela leitura e que, quando terminei o livro, tive certeza da veracidade: "Zola foi quem apontou na literatura a alienação dos homens, sua desumanização social, a presença esmagadora da indústria, a perda dos valores e do sentido das coisas, tão constantes nos debates e nas artes das décadas seguintes, inclusive no cinema, que então despontava." 

Recomendado! Grande chance de integrar a lista de melhores leituras de 2015 (e olha que o ano nem começou)... 
Gostou? Compre aqui... 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, tudo bem??? Eu estou interessado nessa edição de "A Besta Humana" teria interesse em vender seu exemplar?????

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato