Crítica Editora Aleph

Fluam Minhas Lágrimas, Disse o Policial, de Philip K. Dick

00:30Universo dos Leitores

Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick, foi o primeiro livro que li em 2015. Gostei muito do estilo do escritor e me comprometi a ler outros livros dele ao longo do ano. Foi por isso que escolhi "Fluam minhas lágrimas, disse o policial", que no ano de 1975 recebeu o Prêmio John Campbell como o melhor romance de ficção científica. 

O livro conta a história de Jason Taverner, integrante dos Seis. Isso quer dizer que ele fazia parte do sexto projeto de ser humano modificado geneticamente, o que significava que ele possuía amplas habilidades psicológicas e alto poder de atração. Não bastasse isso, ele também era um famoso músico e apresentador de televisão. Com um ego completamente inflado e uma segurança inabalável, ele alcançou 30 milhões de espectadores em uma só noite.

Acontece que certo dia, de forma inesperada, ele acordou em um quarto de hotel barato, completamente mal vestido e o pior: sem nenhum documento. Quando tentou contato com o Centro de Controle de Registros de Nascimento, ficou espantado ao descobrir que o seu nome não constava em nenhum cadastro.

"Eu não existo, ele disse a si mesmo. Não existe nenhum Jason Teverner. Nunca existiu e nunca existirá. Que se dane minha carreira, só quero viver. Se alguém ou algo estiver querendo liquidar minha carreira, o.k, que o faça. Mas não terei permissão para ao menos existir? Sequer nasci?"
A descoberta inesperada e completamente sem nexo o deixou completamente desesperado, afinal, ele fazia parte de uma sociedade completamente opressora e controladora e se fosse descoberto sem documentos seria preso imediatamente. Foi a partir desse momento, foi em meio a todos os medos e inseguranças, que ele começou a viver um caos absoluto e fugir constantemente dos "pols".

"O que se diz a um general da polícia?, perguntou-se Jason. Especialmente quando todas as suas teorias e explicações sobre si mesmo foram invalidadas, quando você não sabe nada, não acredita em nada, e o resto é obscuro. (...)"
Com uma linguagem ágil e uma narrativa repleta  de diálogos, o livro nos conduz a um emaranhado de dúvidas e curiosidades. A todo o tempo, novos personagens aparecem e o suspense permanece do início ao fim. Assim como nos contos do livro Realidades Adaptadas, nesse livro o escritor brinca com a nossa noção de realidade, nos deixando completamente confusão quanto à real identidade do protagonista: ele é um homem famoso ou um completo desconhecido? O que é real, o que é imaginação? 

As explicações que buscamos o tempo inteiro só aparecem no epílogo. Ou talvez não. Isso torna a leitura ainda mais instigante e envolvente. 

Vale a pena conferir! Eu adorei e já estou em busca de um novo livro do escritor...
Gostou? Compre aqui: Submarino ou Saraiva.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato