Escritora Angélica Pina Livros de Colorir

Sobre livros de colorir e preconceito literário

09:22Angélica Pina

Olá, leitores!

Na última semana, estava conversando com algumas amigas sobre uma polêmica que envolvia o que chamamos de “preconceito literário”: alguém disse que não entende porque as pessoas gostam dos livros de colorir que estão super em alta (como o Jardim Secreto, de Johanna Basford) e que prefere os livros “com palavras”.



Durante a conversa, uma amiga que é bibliotecária (beijo, Jane!) citou as leis que regem a Biblioteconomia (5 leis de Ranganathan), dizendo que concorda com a ideia de que cada livro tem o seu leitor e cada leitor tem o seu livro. Claro que achei o máximo isso e procurei saber mais sobre essas leis das quais nunca tinha ouvido falar.

Não vou me aprofundar no assunto, pois não sou profissional da área, mas achei legal compartilhar essa informação, já que imagino que nem todo mundo conhece.

As leis criadas pelo pensador indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan são estas:

    1-      Livros são para uso
    2-      Para cada leitor, seu livro
    3-      Para cada livro, seu leitor
    4-      Poupe o tempo do leitor
    5-      A biblioteca é uma organização em crescimento

Obviamente essas leis são para serem aplicadas por bibliotecários, mas, voltando à conversa que citei anteriormente e as leis 2 e 3: que bom seria se todas as pessoas entendessem isso! 

Não é porque eu não gosto de determinado livro que tenho o direito de dizer que ele não precisava existir, assim como declarar que não entendo as pessoas que gostam.  

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, livro é “Conjunto de folhas de papel, em branco, escritas ou impressas, soltas ou cosidas, em brochura ou encadernadas.”. Assim sendo, acredito que os de colorir se encaixam direitinho, né?! Ah, e não estou aqui defendendo esse tipo de livro, pois não tenho um e até o momento não tive interesse, mas não é por isso que vou dizer algo contra. Cada pessoa gasta seu tempo com o que quiser e melhor ainda se for com algo que não faz mal a ninguém!

Qual a intenção desse texto? Apenas deixar claro que sou contra o preconceito literário e totalmente a favor de todo e qualquer tipo de arte.

E vocês, já entraram na nova onda dos livros de colorir? Comentem aqui.

Beijos e até breve!









You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato