Crítica Graphic MSP

Turma da Mônica - Lições, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

00:00Isabela Lapa

Depois do sucesso de Turma da Mônica - Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi foram convidados para escrever mais uma história sobre a nossa turminha preferida. Confesso que quando recebi a notícia fiquei receosa, afinal, eu sempre tenho medo de continuações. Mas agora que já li, admito que me surpreendi (e muito) com Turma da Mônica - Lições

Enquanto na primeira HQ Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha eram apenas garotinhos descobrindo a importância da amizade e do companheirismo, dessa vez, em Lições, eles já estão maiores e com novas obrigações. 

Acontece que assumir responsabilidades não é fácil, já que isso significa deixar de lado horas de brincadeiras, de conversas ao telefone e claro, de planos infalíveis. É exatamente por conta disso que um dia os quatro amigos vão para a escola e descobrem que esqueceram de fazer o dever de casa.
Assustados e com medo das represálias da professora, eles decidem seguir o caminho mais fácil: matar aula. Mas o plano não dá tão certo e eles são descobertos. Esse fato dá início a uma sequência de acontecimentos: conversas sérias com os pais, mudanças de escolas, novas atividades, novas aventuras, novos problemas e, como o título da HQ já indica, novas lições. Muitas, e nem sempre fáceis, lições.

Mônica vai para uma nova escola, Magali entra em um curso de etiqueta, Cascão vai para a natação e Cebolinha para o fonoaudiólogo. A razão disso tudo é mantê-los ocupados e permitir que eles conheçam novas pessoas e façam novos amigos. Sem o contato diário e a segurança de ter pessoas queridas ao lado, eles precisam se reinventar.  
Por meio de uma linguagem delicada e sensível, essa história utiliza o dever de casa para falar sobre a difícil tarefa de amadurecer, de encarar o dia-a-dia e de assumir as consequências dos nossos atos. Os personagens precisam enfrentar o medo, a raiva e a solidão. Eles precisam descobrir novas formas de sobrevivência e, para isso, precisam de coragem.

O interessante é que enquanto vivem as novas situações do dia-a-dia, eles se descobrem relembrando os momentos importantes do passado, o que deixa a mensagem de que quando uma mudança acontece, ela não nos impede de recordar o que foi vivido, pelo contrário. Algumas vezes, uma mudança só faz com que a gente perceba o quanto tudo que passou foi importante e essencial para nos tornarmos quem somos.
Novamente, mais que o roteiro especial do Vitor Cafaggi, a história também se destaca pelos traços lindos e delicados da Lu, que alterna cores mais fortes para descrever os acontecimentos do presente, e cores leves e traços mais finos para contar as memórias dos personagens e descrevê-los durante a infância.

É emocionante acompanhar essas releituras da Turma da Mônica e perceber o quanto os personagens que amávamos na infância podem continuar nos encantando. É nostálgica e única a sensação de vê-los em novas aventuras.
Também é interessante perceber que a vida, desde a infância, reserva um novo aprendizado e uma nova oportunidade a cada dia. Finais, muitas vezes, representam recomeços e perdas também podem significar ganhos.

Uma história para crianças, com lições para adultos. Apaixonante, sensível e emocionante...

Gostou? Compre aqui: Saraiva ou Cultura.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato