Escritora Angélica Pina

Crônica sobre (in)dependência

00:00Angélica Pina

Brasileiro geralmente não se importa muito com o que se comemora em cada feriado... O que importa mesmo é ter um feriado. Se for em uma segunda-feira então, com a possibilidade de “emendar” com o final de semana, se torna O FERIADO, né?! Pois é. Não estou julgando ninguém, estou me incluindo. Confesso que precisei forçar um pouquinho a memória e confirmar o que é celebrado em 07 de setembro (ok, para ajudar quem não lembrou ou não procurou saber, é a Independência do Brasil. hehehe...). Mas deixemos a história de Brasil e Portugal que rolou lá em 1800 e poucos para os livros de História, porque quero falar sobre outro tipo de independência. Ou dependência.

Hoje em dia fala-se tanto na importância de se conseguir ser uma pessoa independente. Desde que uma criança nasce, já começam as cobranças... ela tem que aprender a dormir sozinha em seu próprio quarto, entender que é uma pessoa individual e não está mais “grudada” na mãe; tem que sentar logo sozinha para ser mais independente; tem que aprender a comer sozinha, sinal de independência; tem que aprender a andar para não depender de ninguém para se locomover, e por aí vai!

Depois de alguns anos, começam outros tipos de cobrança... conciliar estudos com trabalho, para ter sua independência financeira, ir morar sozinho, para não precisar dar satisfação aos pais, tomar iniciativas, tomar decisões sem opinião de ninguém, arranjar um excelente emprego, saber se defender, não depender de outra pessoa para ser feliz. Ufa!

As pessoas associam independência com liberdade. E, afinal, todo mundo quer ser livre, claro!

Não estou dizendo que isso é errado, pelo contrário. Ser independente é ruim? Não! Claro que não! Mas é possível, ou ainda, é BOM ser totalmente independente? Eu não acho não.

Acho que uma consequência da independência pode ser a solidão. Se alguém se foca muito em ser independente, autônomo, autossuficiente, chegará a um ponto que vai pensar “Bom, não preciso de ninguém para nada!”. Mas e se um dia precisar? Essa pessoa terá alguém a quem recorrer?

Eu sou uma pessoa dependente de relacionamentos. Dependo da minha família para me aguentar, dos meus amigos para ter com quem conversar, rir, passear, me distrair, dependo de Deus para viver, enfim, definitivamente, não sou lá muito independente.

Nem vou entrar no mérito da dependência do que não é humano, porque é perigoso chegar à conclusão de que dependo de coisas demais! hahahaha...

Mas o que quero dizer com tudo isso é que não é vergonha nenhuma depender de alguém. Porque se tem uma coisa que deve ser difícil e doloroso é viver sozinho.

Então, nesse dia em que é celebrada a Independência, que tal declararmos nossa dependência às pessoas que fazem parte das nossas vidas? Certamente passar um feriado em boa companhia é muito melhor do que sozinho, portanto, diga para alguma pessoa que seu feriado depende dela para ser mais divertido.

Dizem por aí que o melhor é ser feliz sozinho, mas cá pra nós, eu acho muito melhor ser feliz junto de pessoas que gosto!

É isso, bom feriado, independente do que vai rolar!

Beijos e até breve!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato