Arquivos Serial Killers Crítica

Arquivos Serial Killers, por Ilana Casoy

00:00Isabela Lapa

Depois do sucesso do livro Serial Killers - Anatomia do Mal, a Darkside Books presenteou os seus fãs com um box super especial, que contém dois títulos de Ilana Casoy: "Louco ou Cruel?" e "Made in Brazil". Vale destacar que as obras são independentes e quem se interessar pode adquiri-las separadamente.

Em "Louco ou Cruel?" a escritora apresenta aos leitores aspectos relacionados aos métodos investigativos, processos de formação de perfis, investigações criminais, teorias do crime etc. Conhecemos um pouco sobre os procedimentos adotados pelo FBI, as classificações dos crimes, o universo forense e as questões abordadas pelos psicólogos. 

Não posso deixar de mencionar as explicações acerca da criação de assinaturas para a identificação dos crimes e a discussão que a todo tempo é colocada: eles são loucos ou cruéis? Os crimes são incontroláveis ou após a prática do primeiro eles se tornam um ato prazeroso? Todas as discussões são levantas e vários esclarecimentos são apresentados. 

Após essa parte, que é extremamente interessante e informativa, o livro ganha novos contornos e o leitor se depara com a análise de 16 casos de seriais killers famosos, que cometeram crimes chocantes e repletos de mistérios. Entre os casos apresentados posso destacar dois: o do Tedy Bundy, que em razão da formação em direito preparou a sua própria defesa e impressionou o magistrado e todos os envolvidos na questão; e o do Zodíaco, que assassinou várias mulheres nos anos 60, mas o caso ainda não foi desvendado pelas autoridades.

O que surpreende ao longo da leitura deste exemplar é a percepção do quanto a mente dos seriais killers é inteligente, ágil e perspicaz.
No livro "Made in Brazil", por sua vez, a autora descreve histórias de sete seriais killers brasileiros. Logo no início do livro ela deixa claro que esse tipo de criminoso não existe apenas nos Estados Unidos e que os crimes não possuem fronteiras. Os relatos apresentados ao longo das 355 páginas são repletos de detalhes e elementos que foram descobertos após um longo tempo de pesquisa e de estudo. 

É por meio de fotografias, entrevistas, relatos e notícias veiculadas na imprensa que a escritora nos coloca diante de realidades assustadores e deixa clara a mensagem de que não podemos ignorar os crimes e fingir que eles não existem. É preciso encará-los, estudá-los, buscar respostas e, em seguida, buscar possíveis alternativas ou soluções. 

Entre os casos descritos no livro, sem dúvida o do d'O Vampiro de Niterói, foi um dos que mais me chocaram. Além de abusar sexualmente de 13 crianças, ele teve a coragem de confessar os crimes e relatá-los nos mínimos e mais cruéis detalhes que você pode imaginar. É triste e angustiante perceber a frieza e a apatia de certos homens. 

Também não posso deixar de mencionar o estudo de caso realizado com o Francisco Costa Rocha, conhecido por "Chico Picadinho". Além de abusar sexualmente de 2 mulheres, ele esquartejou friamente o corpo de cada uma delas. 
Vale destacar que a leitura dos dois exemplares é fluida e eles prendem a atenção tanto pelos temas complexos e chocantes que são abordados, como também pela forma que a autora escreve. Ela consegue analisar todos os assuntos de forma respeitosa e intensa. O objetivo é informar, esclarecer fatos e desmistificar as informações erradas e sensacionalistas da mídia. 

Sem dúvida mais uma das publicações incríveis da Darkside Books... Uma ótima opção de leitura para todos que possuem interesse pelo assunto e que buscam informações e curiosidades. 

Não posso deixar de mencionar que os livro não tem nenhuma intenção de vangloriar os criminosos ou idolatrá-los. Pelo contrário! A intenção é esclarecer, demonstrar as dificuldades enfrentadas na solução desses crimes e a complexidade de cada um deles. O tema pode ser doloroso, pode ser assustador, mas é preciso enfrentá-lo.

Vale a pena conferir!



*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook, Instagram, Twitter, G+ ou YouTube.

Gostou? Compre aqui: Submarino ou Americanas.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato