Escritora Angélica Pina

Felicidade, ser feliz, estar feliz...

09:09Angélica Pina

Algumas palavras têm infinitos significados e, talvez, um diferente para cada pessoa. Algumas delas conseguem significar coisas diferentes a cada momento ou fase da vida. Um exemplo: felicidade. O que é? Acredito que, para cada um de nós, hoje pode ser algo completamente diferente do que já foi há algum tempo e, certamente, daqui uns anos terá outro significado.

Se alguém pergunta: você está feliz? Ok, essa é fácil. Dependendo das circunstâncias e do humor daquele momento, rapidamente conseguimos responder. Mas e se o verbo muda? Você é feliz? Provavelmente surge aquela necessidade de olhar pra dentro e analisar pelo menos meia dúzia de aspectos.

O “estar feliz” facilmente se relaciona com alegria, prazer, bem-estar. Se eu estou em um lugar agradável, ouvindo uma boa música, desfrutando de boa comida e bebida, é bem provável que eu esteja feliz. Mas pode ser que, ao sair dali, sozinha em casa, eu comece a pensar na vida e constate que não, eu não sou uma pessoa feliz. O “ser feliz” tem muito mais a ver com o fato de sentir-se em paz consigo independente dos acontecimentos. Vai além do prazer sensível de estar alegre, das satisfações decorrentes de circunstâncias e influências.

Ser feliz pede amor próprio. Pede prazer na própria companhia. Saber rir de si mesmo. Valorizar pequenas coisas.

Se eu sou feliz, o mundo pode estar desabando em uma tempestade e meu coração vai se aquecer com a ideia de dormir com o barulho da chuva. Portas fechadas serão um convite para deixar a preguiça de lado e pular uma janela em busca de novas oportunidades. Ter que acordar cedo em uma manhã de segunda-feira terá gosto de chocolate quente, bolo quentinho e pão de queijo.

Há quem diga que a felicidade vem para quem não a procura, mas prefiro pensar que felicidade é algo que depende muito mais das pequenas coisas que já temos do que daquelas enormes que estão longe de ser alcançadas. 

A propósito, hoje penso que é dia de ser feliz. Pode ser que daqui um tempo isso mude, mas hoje vou pensar assim.
                                                                                     

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato