Cosac Naify Matérias Literárias

O fechamento da Cosac Naify e a tristeza dos leitores apaixonados

00:21Universo dos Leitores

Eu sempre fui fã da Cosac Naify e quem acompanha o blog sabe disso. Na minha opinião, enquanto alguns publicam bons livros, a Cosac se destaca por publicar apenas e tão somente ótimos livros. A equipe é composta por profissionais que se preocupam com tudo: tradução, edição, ilustração, trabalho gráfico e muito mais. Sem dúvida um time que faz livros para quem entende de livros e, principalmente, para quem ama livros. 

Na última segunda-feira, dia em que eu postei aqui no blog a resenha do livro Novelas Extraordinárias, do Miguel Cervantes, e recebi da Amazon o box Contos Completos, do Lev Tolstói, um único pensamento passava pela minha cabeça: como pode uma editora ser tão incrível e cuidar tanto de cada trabalho, pensar em cada detalhe e ter tanto respeito pelos leitores? 

Esse pensamento permeava a minha mente quando acessei o Facebook e me deparei com a triste notícia de que a editora está fechando as portas. A primeira coisa que pensei foi: só pode ser mentira! Mas não, não era! Acessei o site e li a íntegra da reportagem realizada com o editor Charles Cosac. Quanto mais eu lia, mais eu me emocionava. Cada uma das palavras ditas por ele fez com que eu concluísse que o que estamos perdendo não é apenas uma editora que se destaca pelo catálogo incrível e pelas edições impecáveis. Estamos perdendo, na verdade, uma editora que realiza um trabalho honesto, que possui uma equipe que ama o que faz, e que é coordenada por pessoas íntegras o suficientes para encerrar as atividades sem fugir dos seus ideais, sem se render ao comum, e sem fazer o que tantos fazem que é simplesmente "publicar o que vende para ocupar a lista de best-sellers." 



Foram sinceras e singelas as palavras do Charles Cosac ao dizer: "Eu vejo a editora se descaracterizando, se afastando daquilo que fez dela tão querida, e prefiro encerrar as atividades buscar uma solução que possa comprometer seu passado."

Sem dúvida o mercado editorial está sofrendo uma grande perda. Uma perda lastimável, que com certeza causará tristeza em muitos leitores apaixonados e em vários escritores que sempre sonharam em ver os seus livros publicados por lá. Neste momento, diante de toda a emoção que sinto, só posso dizer que mesmo triste me sinto orgulhosa por saber que algumas pessoas ainda possuem ideais consolidados e acreditam no que fazem a ponto de saberem o momento de parar para conservar um legado. 

Só posso dizer obrigada Cosac, por todo o trabalho impecável e por me permitir conhecer tantas obras inesquecíveis e tantos autores diferenciados.


*Para conhecer alguns títulos da Editora, 
basta clicar aqui


Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitte

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato