Biblioteca Azul Globo Livros

Tempos de Reflexão - de 1990 a 2008, de Nadine Gordimer

00:00Universo dos Leitores

O Projeto Viagem na Literatura idealizado pelo blog Pausa Para um Café me trouxe mais uma grata surpresa: desta vez pude (em tempo) conhecer a escritora sul-africana Nadine Gordiner e entrar em contato não apenas com a plasticidade de sua escrita, mas também com a força de sua obra. 

Em Tempos de Reflexão a escritora dá sequência à coletânea de textos lançada em dois volumes pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros e prova porquê se tornou um dos grandes nomes na luta pelo fim da segregação racial na África do Sul, período conhecido como Apartheid

"Não sei o que você pensa, mas o problema é que sempre nos disseram, desde meus tempos de criança que somos os únicos, que somos tudo por aqui."
O impacto da intensa segregação racial que perdurou por anos ainda é incalculável e Nadine aproveita o espaço para defender seus ideais, contrários a esta política racista e que até hoje influencia a sociedade sul-africana. 

"Mandela não quer ser cultuado. Quer que o povo da África do Sul se recrie em união. Essa é sua grandeza."

Logo nos primeiros capítulos Nadine exalta a liberdade e a importância do escritor enquanto voz, como um espelho que reflete através das palavras o que enxerga na sociedade.

Com seus argumentos inteligentes e seu discurso articulado, Nadine evidencia seu ponto de vista de forma eficiente e prova porque a censura deve ser rigorosamente combatida. Nadine Gordimer defende ainda seu posicionamento firme contra a mão pesada do governo, que limita a expressão dos escritores e se nega a dar o devido reconhecimento aos valores culturais.

"Os governos repressivos têm o poder de destruir vidas nos seus países; quando as religiões adotam esses métodos, elas têm o poder de aterrorizar, por meio de seus fiéis, qualquer país do mundo."

A autora recorre a figura de Mandela e defende ainda questões relevantes não apenas para a sociedade sul-africana mas para a sociedade como um todo, tendo em vista que a segregação e a discriminação racial ainda é um problema que afeta pessoas de todos os lugares do mundo.
Nadine ainda fala sobre suas viagens e ainda sobre sua paixão pelas artes. A leitura dos textos é fluida e rapidamente somos levados a enxergar o ponto de vista desta talentosa escritora que teve um papel tão importante na luta contra o Apartheid. Leitura mais que recomendada!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato