HistĂłria em Quadrinhos HQ

TOP 15: os melhores quadrinhos que eu li em 2015

00:00Universo dos Leitores

Oi Gente, tudo bem?

Esse ano eu li muitos quadrinhos maravilhosos. Tantos, que foi mais difĂ­cil para montar essa lista que a lista dos melhores livros (eu juro). Fiquei horas pensando, pensando, pensando... IncluĂ­a, tirava, incluĂ­a, tirava, um verdadeiro caos! No fim, decidi que para a lista ficar realmente completa, eu precisaria de um TOP 15, nĂŁo somente de um TOP 10. Foi o que eu fiz, como sempre em ordem alfabĂ©tica, já que melhores entre melhores eu realmente nĂŁo consigo escolher! 

Espero que gostem e aproveitem as dicas:


Infinitamente superior Ă  primeira histĂłria do Astronauta, a HQ Singularidade tem como foco o amor, a solidĂŁo e a importância das lembranças. Nosso protagonista sai em uma complexa e perigosa missĂŁo, e quando chega no espaço precisa lidar nĂŁo sĂł com a maldade de um dos membros tripulação, mas tambĂ©m com os seus receios e sentimentos controversos. Mais um trabalho impecável que compõe a coleção Graphic MSP. 


Uma narrativa emocionante e bem construĂ­da, que conta a trajetĂłria de uma jovem que precisa aprender a lidar com a sua sexualidade, os seus sentimentos e os diversos preconceitos impostos pela sociedade. HistĂłria ntensa, sincera, realista e muito humana!

3 - Daytripper 

Sem dĂşvida o quadrinho mais emocionante e marcante que eu li esse ano! Daytripper fala sobre a vida, as suas fases e as diversas "mortes" que somos obrigados a encarar ao longo da nossa caminhada. Uma leitura que vale cada segundo e que quando chega ao fim deixa uma mensagem que certamente levaremos por toda a nossa existĂŞncia. 


Adaptação do livro Dois IrmĂŁos, de Milton Hatoum, essa HQ, como o prĂłprio tĂ­tulo indica, conta a histĂłria de dois irmĂŁos, com personalidades completamente diferentes, que precisam descobrir formas para viver e amadurecer. Uma histĂłria sobre famĂ­lia, amor, erros, acetos e perdĂŁo. Simplesmente incrĂ­vel! 

5 - Gabo: memórias de uma vida mágica

Ressaltando as fases mais importantes da vida do escritor Gabriel GarcĂ­a Márquez, e utilizando de cores lindas e traços bem marcantes, essa HQ Ă© uma declaração de amor a um dos grandes nomes do realismo fantástico. Leitura obrigatĂłria para os fĂŁs... 

A HQ descreve os momentos mais marcantes da vida de Alice Prin, uma jovem francesa que viveu no século XX, em Paris, e em 1920 se transformou em Kiki de Montparnasse, uma figura carismática, um ícone secual e uma grande referência no mundo das artes e das pinturas. Com ilustrações incríveis e um roteiro muito bem construído, que demandou uma extensa pesquisa, a obra já venceu diversos prêmios e é simplesmente genial.

7 - Maus

HQ baseada em fatos reais e idealizada por Art Spiegelman, o filho de um  judeu que sobreviveu ao holocausto. Por meio de diálogos emocionantes e ilustrações impactantes, Art descreveu todos os horrores vivenciados pelo seu pai e falou com muita intensidade e emoção sobre a relação entre os dois e todos os traumas da guerra que nunca foram superados pela famĂ­lia. Sem dĂşvida um quadrinho marcante, comovente e inesquecĂ­vel!


Ficção científica, distopia, aventura, romance e muito mais. Publicada pela Editora Aleph, O Perfura Neve conta a história da tripulação de um trem com mais de mil vagões, que roda o mundo sem destino após um acidente que congelou a terra. A narrativa é repleta de crítica social e de discussões sobre política e poder. Vale a pena conferir!


Uma HQ autobiográfica que conta as memĂłrias de infância de Marji, uma garota inteligente e sensĂ­vel que enfrentou, ao lado da sua famĂ­lia, os horrores da Revolução Islâmica. Por meio do seu olhar puro, mas muito crĂ­tico, somos apresentados a diversos costumes do povo islâmico e aprendemos muito sobre os conflitos culturais, polĂ­ticos e religiosos da regiĂŁo. A histĂłria tambĂ©m fala sobre machismo, repressões sociais, falta de liberdade e intolerância. 

Uma obra que nos transporta para um mundo totalmente desconhecido, que choca e assusta. Por outro lado, por apresentar personagens tĂŁo cativantes e mensagens tĂŁo intensas sobre a humanidade e a existĂŞncia, a obra comove e se revela inesquecĂ­vel.


HQ autobiográfica, que narra a histĂłria de um casal em que a mulher Ă© portadora do vĂ­rus HIV. Uma narrativa humana, emocionante, que encanta ao mesmo tempo em que conscientiza e supera preconceitos. InesquecĂ­vel, uma lição de vida e de amor! 

11 - TungstĂŞnio

Uma envolvente e inteligente histĂłria sobre a criminalidade, a estrutura das famĂ­lias modernas, o abuso de poder e os impactos causados pelas diferenças sociais. Com um roteiro ágil, no estilo de roteiro cinematográfico, essa HQ Ă© surpreendente, crĂ­tica e simplesmente maravilhosa. Trabalho impecável de Marcelo Quintanilha, que sem dĂşvida merece destaque no cenário dos quadrinhos nacionais. 

Dando sequĂŞncia Ă s histĂłrias da Turma da MĂ´nica para o Projeto Graphic MPS, Lições apresenta os nossos queridos personagens em uma fase de mudança de vida e muito amadurecimento. Uma histĂłria sensĂ­vel, sĂłlida e intensa, que demonstra o quanto amadurecer Ă© complexo e que ressalta a importância das verdadeiras amizades. 


Publicada pela Editora Nemo, a HQ conta a histĂłria de um cartunista que foi vĂ­tima do totalitarismo iraniano quando publicou uma tirinha sobre uma barata e, por desconhecimento, utilizou uma palavra de origem turca. O roteiro Ă© baseado em fatos reais e fala sobre opressĂŁo polĂ­tica, imprensa, opressĂŁo religiosa, medo, solidĂŁo e angĂşstia.

14 - Vidas Secas

Adaptação da obra de Graciliano Ramos, a HQ Vidas Secas conta com as lindas ilustrações de Guazzelli, que se utilizou de personagens sem rosto definido para traduzir com maior intensidade o silĂŞncio e a solidĂŁo dos protagonistas dessa histĂłria, que em dado momento decidem sair do local onde viviam e buscar por água, comida e melhores condições de vida. Uma verdadeira obra de arte e uma linda homenagem a uma das histĂłrias mais importantes da literatura nacional. 

15 - Watchmen

Parem tudo! Essa Ă© sem dĂşvida a melhor HQ eu já li na vida... Alan Moore e David Gibbons nos colocam diante de histĂłrias que mudam completamente a nossa visĂŁo sobre os super-herĂłis e que nos fazem refletir sobre os seres humanos em geral, a polĂ­tica, as crises mundiais, os sentimentos, as escolhas e muito mais. Sem palavras, simplesmente impossĂ­vel resenhar, já que qualquer tentativa, por melhor que seja, reduzirá a obra a nada. A opção Ă© adquirir um exemplar e mergulhar de cabeça em cada uma das suas páginas! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. AnĂ´nimo15:08

    Muita massa as indicações! Engraçado que eu tava pesquisando hoje esse livro (que nĂŁo Ă© HQ) que tem na imagem: Maus – Art Spiegelman. Enfim, vou pesquisar essas indicações.

    ResponderExcluir
  2. AnĂ´nimo15:10

    Que louco! Pesquisando agora, Ă© uma HQ sim! :D

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato