Cinco filmes com Rodrigo Santoro que você deveria assistir Cinema

Cinco filmes com Rodrigo Santoro que você deveria assistir

08:23Universo dos Leitores


Rodrigo Santoro, nascido na cidade de Petrópolis em 1975, é um dos poucos atores brasileiros que conseguiu ultrapassar a barreira da língua e da nacionalidade e despontar nos cinemas internacionais. Gradualmente, sua carreira no exterior vai se firmando, o que é algo bastante significativo por se tratar de um mercado bastante seletivo e preconceituoso.
No Brasil, no entanto, seu talento nem sempre é reconhecido. Muitas pessoas que não conhecem o trabalho do ator, fazem chacota com o fato dele, em Holywood, falar pouco ou, em alguns momentos, sequer falar.

Apesar disso, quem conhece sua carreira sabe que ele é um dos mais versáteis, talentosos e preparados atores de nossa geração. Por conta disso, separei cinco filmes do ator para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer e se aprofundar em suas obras.

Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bodanzky
Bicho de Sete Cabeças é a comovente história de Neto, um adolescente comum que um dia é pego com uma pequena quantidade de maconha em casa. Sua família, no entanto, ao invés de buscar entender ou conversar, resolve interná-lo em uma clínica de reabilitação em que medicações, choques elétricos e um tratamento desumano destroem definitivamente a vida de todos os que ali são internados.

Com uma interpretação irreprimível, Santoro coloca pela primeira vez seu nome como um promissor ator de cinema, o que abre portas para seu futuro sucesso.

Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles
Abril Despedaçado é um filme silencioso, de mais gestos e olhares que palavras. A obra conta a história de Tonho que é incentivado pelo pai a empreender uma vingança contra uma família rival que havia matado um irmão seu. Forte, violento, mostra como as pulsões de morte existentes em todos nós podem ser latentes, caso nos deixemos levar pelos impulsos primitivos. É o filme que dá visibilidade internacional a Santoro e que coloca-o na lista de ator cobiçado por Hollywood.

Carandiru (2003), de Hector Babenco
Baseado no livro de Dráuzio Varella, a obra retrata o dia a dia de um médico dentro de um dos maiores presídios do Brasil. Santoro interpreta genialmente um travesti, que pretende se casar com outro dos detentos e deixa refletir ao mesmo tempo o preconceito e a adaptabilidade necessária para viver no cárcere. No fim das contas, o filme mostra como todo regime em que as leis não tocam, passa a viver de forma contingente, mesmo que permeada por algum tipo de afeto.

Não Por Acaso (2007), de Philippe Barcinski
O filme preferido da lista, conta duas histórias paralelas que se unem por um trágico acidente. De um lado, o excelente Leonardo Medeiros, operador de tráfego de São Paulo, que entra em contato com uma filha que não sabia que tinha; e do outro, Santoro, trabalhando na construção de mesas de sinuca e tentando lidar com uma recente perda.
O que mais chama atenção no filme é como as relações nas cidades grandes são pautadas por uma espécie de matemática cartesiana essencial e como, a qualquer momento, essa ordem pode sucumbir.

Heleno (2012), de José Henrique Fonseca
Heleno é o único personagem da lista que realmente existe. Nele, Rodrigo Santoro encarna um de nossos maiores jogadores de futebol e sua conturbada vida de excessos com bebidas, noitadas e mulheres. Em seus últimos momentos de vida, em um sanatório em Barbacena, vê-se totalmente afetado por uma doença do cérebro, mas ainda assim tenta reconstituir seu passado. Mais uma interpretação austera do ator, que vem se mostrando cada vez mais preparado para os desafios que a sétima arte lhe impõe.

Revisado por Carlos Cavalcanti.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato