Cosac Naify Crítica

Mudança, de Mo Yan

08:09Universo dos Leitores

Essa é mais uma leitura do Projeto Viagem na Literatura, realizado com o Pausa Para Um Café! O país escolhido foi a China e eu, apaixonada pela Cosac Naify como sou, escolhi o livro Mudança, de Mo Yan, que foi publicado pela editora em uma edição pequena, mas muito elegante. 

O livro surgiu a partir de um convite de um convite feito por um editor italiano, que queria que Mo Yan relatasse a política e a sociedade chinesa da época, contudo, o autor não se sentiu à vontade e recusou o pedido tendo, em contrapartida, sido convidado a escrever sobre qualquer assunto que quisesse. 

Feito o trato, ele passou a relatar fatos marcantes que envolveram os seus primeiros anos de vida, a sua passagem pelo exército, as dificuldade que enfrentou para ingressar na Universidade, a frustração por nunca ter conseguido e, ainda, o surgimento do amor pela literatura. 

"(...) Daí se vê que a vida é cheia de mudanças, o acaso é que ata as pontas do destino. Tudo se encaixa de maneira estranha, bizarra mesmo, ninguém é capaz de prever essas coisas."
Com uma linguagem leve e fluida, o livro é envolvente e os capítulos, na medida em que descrevem acontecimentos da vida do autor, revelam, às vezes de forma sutil, às vezes de forma direta, diversos acontecimentos políticos da China e vários aspectos da sociedade. 

O interessante é que o título do livro revela muito sobre ele, afinal, a obra fala das mudanças de um homem e de um país. De forma sutil e elegante, as histórias contadas revelam a China dos anos 20 a partir do olhar despretensioso de um homem em processo de amadurecimento. 

Uma leitura gostosa e uma ótima oportunidade de conhecer um autor que venceu o Nobel de Literatura. 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato