A fantasia da família distante Crítica

A fantasia da família distante, de Stella Maris Rezende

00:00Universo dos Leitores

Quem acompanha o blog já sabe que sou fã de literatura infantil e amo os livros da Stella Maris Rezende, que escreve com a alma e encanta os leitores ao mesmo tempo em que ensina grandes e importantes lições. Então é com muita alegria que faço esse post para contar um pouquinho do livro A Família Distante, lançado pela Globo Livro e ilustrado pelo francês Laurent Cardon. 

Com uma linguagem poética e repleta de musicalidade, característica comum em todos os livros da escritora, a obra apresenta um narrador muito especial: o cachorro, membro de uma família composta por pai, mãe e três filhos. 

Com o seu olhar puro e sensível, ele descreve todas as emoções experimentadas pela família a partir do momento em que receberam a notícia de que um familiar que morava em uma cidade distante e estava com a saúde debilitada iria visitá-los para fazer uma cirurgia.

"Na alma estava escrita uma amizade.
Como esquecer aquele assunto?"
Angustiados e sem saber como comportar diante da triste notícia, eles prometiam esquecer o assunto, contudo, como algumas coisas não saem da nossa mente, todos continuavam aflitos e em busca de respostas para todas as dúvidas que insistiam em ir e vir.

Quando finalmente os familiares chegaram, novas emoções vieram à tona e juntos o pai, a mãe e os filhos conseguiram prestar uma linda homenagem ao membro da família que enfrentava um momento difícil e delicado. 

Apesar de ser uma história curta, todos os personagens são bem caracterizados e a escritora dedica alguns parágrafos para falar um pouco sobre cada um deles, fazendo com que eles se tornem próximos do leitor. Entre todas as caracterizações, destaco a do pai:

"O pai, claro enigma, era a falta que ama, o observador no escritório, o avesso das coisas.
Na cadeira de balanço, amava cada mistério do brejo das almas.
Sentia que era preciso continuar sonhando com os dias lindos, porque dentro dele havia o sentimento do mundo."
Sem dúvida um livro incrível para presentear os pequenos. Narrativa sensível, que fala sobre amor, companheirismo, amizade, união e família. Um livro que mostra que não é preciso muito para confortar alguém. Na verdade, pequenos gestos valem muito e mudam verdadeiramente a rotina daqueles que estão enfrentando momentos difíceis.

Espero que gostem e aproveitem a dica! Tenho certeza que vocês vão amar (e os pequenos mais ainda)...

É importante frisar que além da história maravilhosa, o livro também se destaca pelas ilustrações delicadas e que representam muito bem as emoções e os sentimentos dos personagens. A verdade é que a edição está simplesmente linda! 





Para saber mais sobre a escritora, clique aqui.

You Might Also Like

1 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato