Chris Cleave Crítica

Pequena Abelha, de Chris Cleave

00:00Universo dos Leitores

Sensível e encantador, esse livro do Chris Cleave certamente vai te envolver desde a primeira página e permitir diversas emoções.

Abelinha é uma jovem nigeriana que enfrentou diversos problemas no seu país em razão das invasões ilegais em busca de petróleo, e se mudou para o Reino Unido na tentativa de conseguir uma vida melhor. 

Acontece que ao chegar no país desconhecido, ela foi presa em um Centro de Detenção de Imigrantes e ficou por lá durante dois anos. O período de adaptação não foi fácil e a convivência também não, mas apesar de todas as angústias, estar lá era muito melhor do que estar na Nigéria.

Quando foi libertada, Abelhinha decidiu procurar por Sarah, uma jornalista famosa, que morava na Inglaterra com o marido Andrew e o filho, e que ela conheceu de forma muito trágica e inusitada.

"Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: "Eu sobrevivi".
Os caminhos das duas se cruzam, e a partir desse momento a história começa a ser narrada em capítulos alternados, apresentando tanto a visão de Abelhinha como a de Sarah.

Apesar de serem mulheres muito diferentes, ambas são fortes e determinadas, e enfrentam momentos de crise e incerteza, razão pela qual decidem se unir.

A narrativa não segue uma ordem cronológica, o que torna a leitura ainda mais envolvente, já que ficamos ansiosos para entender como as duas se conhecerem e todos os segredos que envolvem aquele vínculo forte e ao mesmo tempo doloroso. 

Apesar de não ser baseada em uma história real específica, a obra reflete com muito realismo os problemas enfrentados por aqueles que precisam deixar o país de origem e enfrentar a realidade em um local desconhecido. 

"O que é uma aventura? Depende de onde você sai. Menininhas em seu país se escondem no espaço entre a máquina de lavar roupa e a geladeira e fazem de conta que estão na selva, com cobras verdes e macacos ao redor. Minha irmã e eu costumávamos nos esconder num espaço na selva, com cobras verdes e macacos ao redor, e fingir que tínhamos uma máquina de lavar roupa e uma geladeira. Vocês vivem num mundo de máquinas e sonham com o que tem carne e osso. Nós sonhamos com máquinas porque vemos o que os que têm carne e osso fazem conosco."
Da mesma forma, a obra trabalha com maestria questões relacionadas aos sentimentos humanos: raiva, dor, perdão, angústia, arrependimento etc. Sem dúvida um livro marcante e arrebatador!

Leitura recomendada... 




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato