Crítica Darkside Books

Donnie Darko, de Richard Kelly

00:00Universo dos Leitores

A principal dica para que você que chegou aqui curioso para saber o que está por trás do sucesso de Donnie Darko e o que faz com que o livro seja um dos mais desejado entre os lançamento da Darkside Books é a seguinte: pare tudo, não leia, veja o filme, depois volte... 

Se já viu o filme há algum tempo atrás, reveja, afinal, tem detalhes demais e a cada vez que você se sentar na frente da televisão vai descobrir algo novo e pensar: "poxa, como eu não tinha notado isso antes?". Pois é, é bem assim...

Já foi? Já viu? Então venha aqui saber sobre o livro...

Com uma edição impecável, este livro é uma verdadeira homenagem a um dos filmes mais clássicos do cinema, e é dividido em quatro partes: prefácio de Jake Gyllenhaal, o ator principal do filme; entrevista incrível com Richard Kelly, o criador da história e diretor do longa; o roteiro completo da obra, com o mesmo que foi utilizado pela equipe durante as gravações; e, pior fim, o livro A Filosofia da Viagem no Tempo, que é citado no filme pela Vovó Morte, mas que não é explicado de forma precisa... Se não bastasse tudo isso, no final da edição você vai encontrar fotografias lindas de algumas cenas do longa.  
Se você seguiu minha dica inicial, já sabe do que se trata a história, mas se por ventura não tiver cumprido o combinado, vou falar um pouco sobre o que está por trás desse história incrível... Bom, não sei se vou falar exatamente o que acontece, afinal, essa narrativa possibilita diversas interpretações e muitas, muitas teorias (para entender melhor o que estou dizendo, veja o vídeo incrível da Redatora de Merda). 

"Uma tempestade se aproxima, diz Frank. Uma tempestade que vai engolir as crianças... e eu devo resgatá-las do reino da dor. (pausa) Eu vou levá-las até suas portas de casa. Vou mandar os monstros de volta para as profundezas. Vou mandá-los de volta para um lugar onde ninguém consegue vê-los... exceto eu. Porque eu sou Donnie Darko."

Donnie Darko é um adolescente tímido, com diversos problemas de relacionamento, e portador de esquizofrenia, que em certo momento da vida passa a conversar com um coelho gigante e muito assustador chamado Frank. Esse coelho lhe passa várias mensagens e dicas sobre possíveis acontecimentos futuros, e deixa um recado importantíssimo: a data e a hora precisa para o fim do mundo. 

Após o primeiro encontro com Frank a vida de Donnie se torna confusa e vários acontecimentos em tempos diferentes começam a se entrelaçar, construindo e desconstruindo ideias na nossa mente.  

A verdade (?) é que a história fala sobre viagem no tempo e conecta situações do passado, do presente e do futuro, misturando um coelho falante, uma turbina de avião misteriosa, um professor que empresta um livro sobre viagem no tempo, uma Senhora conhecida como Vovó Morte, que todos os dias olha a caixa do Correio na espera de uma mensagem vinda do futuro etc.
Mas a pergunta que eu carrego desde que vi o filme pela primeira vez e que ainda me atormenta, mesmo agora que li com calma o roteiro, é a seguinte: existiram mesmo as viagens no tempo e as realidades paralelas que culminaram no final emocionante e inesperado da história, ou o Donnie, vítima da própria imaginação e de transtornos mentais graves, criou tudo aquilo e traçou, sozinho, o seu destino? Pois é, eu não sei e acredito, pelo que vi na entrevista com Richard Kelly, que nem ele sabe exatamente. 

Incrível, né? Exatamente nesse mistério e nas diversas possibilidades que reside a mágica desse filme e, consequentemente, desse livro. Ler o roteiro, pensar sobre os diálogos com calma, refazer as cenas na cabeça e dar entonação para os diálogos é uma experiência incrível não só para os fãs do Donnie Darko, como também para todos que amam o universo do cinema. 

Vale MUITO a pena conferir... 
*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato