Clássicos Zahar Crítica

Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne

09:18Universo dos Leitores

Quando o assunto é literatura fantástica e ficção científica, o nome de Jules Verne imediatamente vem à mente. Quando li 20 Mil Léguas Submarinas, fiquei encantada com a criatividade e a imaginação do autor, com isso, foi enorme a minha alegria ao receber o exemplar do livro Viagem ao Centro da Terra

Publicado em abril deste ano, a edição compõe a Coleção Clássicos Zahar, e conta com o texto integral da obra traduzido por Jorge Batos, ilustrações originais, notas explicativas e um incrível texto de apresentação. A edição está simplesmente impecável e faz jus ao nome do autor e à qualidade editorial da Zahar. 

Esta história, que tem apenas 240 páginas, se passa no ano de 1863 e é narrada em primeira pessoa por Axel, o sobrinho do Sr. Lidenbrock, um homem sério e autoritário, mas extremamente sábio e repleto de ideias inovadoras.
Certo dia, ao encontrar um pergaminho com uma mensagem cifrada dentro um livro, Lidenbrock fica completamente intrigado e após dias tentando descobrir o conteúdo do texto, ele decide fazer uma viagem alucinante (e talvez sem volta) ao centro da terra. 

Quando a viagem começa, a história se enche de aventura. Ao lado de Axel, que narra tudo de forma envolvente e divertida, Lidenbrock enfrenta diversos problemas, encontra pessoas de vários tipos e se utiliza de vários artefatos científicos estranhos. As situações descritas são interessantes e inovadoras, e conseguem unir de forma muito satisfatória a fantasia e a ciência. 

Os cenários pelos quais is viajantes passam são descritos com riqueza de detalhes, o que nos transporta para universos completamente novos e simplesmente deslumbrantes. O interessante é que como os capítulos são curtos, as descrições não se tornam cansativas e a leitura flui com facilidade.
Apesar da riqueza da história em si, o que mais chamou minha atenção na narrativa foi a construção dos personagens. Eles possuem personalidades fortes e completamente diferentes, divergem sobre vários assuntos e são testados a todo tempo. É gosto ler e perceber que por trás da rigidez de Lidenbrock existe um grande e sensível coração, e que o bom humor e a descontração de Axel muitas vezes contribuem para que as situações que inicialmente parecem impossíveis se tornem mais claras e mais fáceis de serem enfrentadas.

Sem dúvida uma leitura indicada aos que gostam de livros clássicos! A mensagem que o livro deixa também é bem interessante: se você tem um objetivo, não desista... 






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato