Adolf Hitler - volume 1: 1889-1939 Crítica

Adolf Hitler - volume 1: 1889-1939, de Volker Ulrich

00:00Universo dos Leitores

A história de Adolf Hitler e a forma como ele conseguiu movimentar um país inteiro em busca de um ideal sempre me impressionou. Então, foi com grande surpresa e alegria que recebi esse livro da Editora Amarilys que narra, com uma riqueza de detalhes impecável, a vida do ditador alemão no período de 1889 a 1939.

O livro é o volume 1 da coleção Adolf Hitler e foi escrito pelo historiador Volker Ulrich, que dedicou anos da sua vida para uma única tarefa: desvendar os mistérios por trás da figura de um homem considerado carismático e que conseguiu, com o poder da argumentação, movimentar grande parte da população para uma luta cruel, violenta e excludente: a luta pelo que ele chamava de limpeza da sociedade alemã.

A obra aborda, em aproximadamente 700 páginas, parte da trajetória de Hitler, demonstrando de forma clara e direta que a sua vida nem sempre foi marcada por vitórias. Em diversos momentos a sua busca pelo poder foi ameaçada e ao longo do tempo ele fez vários inimigos e sofreu diversas quedas. 
O interessante é que a leitura, mesmo volumosa, flui facilmente em razão da linguagem acessível utilizada pelo historiador que, ao mesmo tempo em que disseca os fatos históricos que marcaram a ascensão do ditador, também revela aspectos interessantes acerca da sua personalidade, da sua estrutura familiar e da sua relação pessoal com os judeus. 

Fica perceptível, por exemplo, que no início da luta Hitler conseguia controlar a sua raiva e a sua violência, e discursava pela retirada dos judeus da Alemanha sem usar de violência e de força. Contudo, a sua obsessão foi aumentando com o tempo, razão pela qual os seus atos foram se tornando cada vez mais cruéis e descontrolados. 

Vale destacar que o livro, por ser o volume 1, não aborda a guerra e o holocausto, contudo, esse panorama geral apresentado é essencial para uma compreensão mais aprofundada acerca dos acontecimentos trágicos que marcaram uma época e que causam dor e sofrimento até os dias de hoje. 

Para os interessados no assunto, essa é sem dúvida uma grande aquisição. Com certeza quero conhecer os próximos volumes.

Gostou do livro? Encontre-o aqui:







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato