Adam Gwitiz Crítica

Outro Conto Sombrio dos Grimm, de Adam Gwitz

01:36Universo dos Leitores

Que a maioria dos contos de fadas originais possuem desfechos horripilantes muita gente já sabe não é mesmo? Quem já leu Irmãos Grimm e Andersen sabe muito bem que os contos de fadas originais poderiam ser considerados inapropriados para crianças hoje em dia. Assassinatos, roubos, estupros e muito sangue costumavam estar presentes nos contos que à princípio tinham como finalidade alertar (de forma não muito didática diga-se de passagem) crianças que se arrepiavam diante dos desfechos trágicos e das lições de moral presente nestas histórias. 

Em Outro Conto Sombrio dos Grimm, sequência do livro Um Conto Sombrio dos Grimm, Adam Gwitz revisitou os contos de fadas em suas raízes e os adaptou através de elementos contemporâneos. João e o Pé de Feijão por exemplo ganhou uma versão mais sombria e muito mais assustadora do que as versões mais populares. Ao revistar o conto clássico dos feijões mágicos, Adam conseguiu trazer o lado sombrio característico dos contos originais, conciliando com a ternura e a leveza necessária em toda história infantil através do humor, criando uma versão mais amena do que as originais.


"Para encontrar o que buscas, olhe para si"




O livro possui altas doses de humor que quebram o horror de algumas sequências mais macabras. Adam Gwitz deu vida à personagens como Jill e o sapo de três pernas e narrou com originalidade o conto clássico. 

O tom cômico e horripilante dão ritmo à história narrada através da escrita fluida de Adam, que nos prende do início ao fim. O autor não se limitou às conclusões morais originais ou das releituras famosas, fazendo suas intervenções e tirando suas próprias conclusões ao longo do texto de forma irônica, divertida e envolvente. 

A forma como os contos são construídos e interligados também é bastante interessante, já que o autor mesclou diversas referências para "costurar" os contos. Assim como em Um Conto Sombrio dos Grimm, Adam Gwitz deixa sua marca na arte de recontar histórias, com muita personalidade e senso de humor. 



“Com toda dignidade que havia sobrado, o pequeno sapo mancou para fora do quarto dela, desceu a enorme escada e saiu noite afora, deixando um rastro de sangue de sapo por onde passava.





A edição da Galera Record está incrível, bem revisada, com uma bela capa, um ótimo papel e uma diagramação super confortável para leitura. Uma ótima pedida pra quem adora releituras de contos de fadas e histórias clássicas!






Gostou do livro? Compre aqui:











                                               



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato