Cia das Letras Companhia das Letras

Poemas Escolhidos, de Mia Couto

00:00Universo dos Leitores

Quem acompanha o blog sabe que eu sou completamente apaixonada pelo trabalho do Mia Couto e pelas histórias humanas que ele escreve. A sua linguagem poética e os seus personagens bem caracterizados me emocionam e me transportam para outros universos, fazendo com que eu mergulhe de cabeça em suas narrativas. 

Diante disso, foi com muita alegria que eu recebi a notícia do lançamento do livro Poemas Escolhidos, que reúne diversas poesias escritas pelo autor e publicadas anteriormente nos livros "Raiz de Orvalho", "Idades Cidades Divindades" e "Tradutor de Chuvas".

Os poemas abordam fases da vida do escritor e refletem o seu olhar sobre o mundo de forma muito bela, intensa e sincera. As poesias falam sobre a vida, a infância, o amadurecimento, as escolhas, a família, o beijo, a morte e o tempo, principalmente sobre o tempo!
É interessante perceber a nostalgia que Mia sente do tempo que ficou para trás e todas as experiências que viveu. Um dos poemas, intitulado Saudade, teve início com a seguinte frase "Que saudade tenho de nascer" (p. 126). 

Outro aspecto que chama atenção na leitura é a maneira sincera com a qual o escritor fala sobre a forma como a poesia reflete no poeta. Para ele, os poemas não mostram as certezas daquele que o escreve, mas sim os lados negros, os medos e as ausências. Para Mia, "Cada palavra é um vidro em que se corta" (fl. 79). 

Essa é uma leitura intensa e impactante que mostra, a todo tempo, o quanto somos incompletos, imperfeitos e complexos. Somos um misto de sensações, vivências e lembranças. Um misto de dores e amores. 

Esse é, sem dúvida, um livro delicioso de ler. Um livro que nos faz refletir sobre nós mesmos, a nossa essência e o mundo que nos rodeia. Cada poema nos toca de forma particular e quando concluímos a leitura ficamos com a sensação de que algo mudou dentro da gente. Tem sensação melhor que essa?

Com certeza uma excelente opção de leitura. Um livro para ler e reler. Para guardar na estante e no coração...

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato