Crítica Editora Record

Somente a Verdade, de José Paulo Cavalcanti

00:00Isabela Lapa

Se tem uma coisa que eu adoro são os livros de contos. Gosto de narrativas curtas, que conseguem causar um impacto e me transformar de alguma forma. Exatamente por isso eu fiquei encantada com esse livro do advogado José Paulo Cavalcanti, que foi publicado recentemente pela Editora Record.

A edição reúne contos que abordam questões relacionadas aos sentimentos e às experiências das pessoas em diversos momentos e situações da vida: um homem que beija a ex-mulher anos depois; uma mulher que resiste à morte na tentativa de encontrar o corpo do filho; um homem que tem medo de saber se é ou não o pai biológico do filho; uma mulher que procura o advogado para informar a intenção de suicidar; uma última conversa com um grande amigo etc. 

O interessante é que as narrativas, apesar de não apresentarem nomes e identificações de pessoas reais, são baseadas nas experiências e nas histórias que o advogado ouviu e acompanhou ao longo da sua trajetória profissional. Logo na Apresentação do livro, ele deixa claro que a intenção da obra é mostrar aos leitores as inúmeras incertezas que nos habitam. 

"Por isso escrevo esse livro. Para contar histórias. Para deixar registrado um pedaço de mim. Para me sentir vivo, depois de ver tanto desalento. Para dizer que me anima, no carrossel do destino, sobretudo o que é breve e perto. Para quase tocar céus imprecisos e distantes. Para experimentar, com os olhos e com o coração, as incertezas do tempo que esvai. Para celebrar, permanentemente, a gloriosa epifania da existência - mistérios, misérias, o inesperado, o insólito, o mundano, o trágico, o sublime e o espanto."

Como a linguagem é fluida e envolvente, nos sentimos imersos nos sentimentos descritos e quando a gente assusta, o livro chega ao fim deixando um sentimento de paz, de leveza e de saudade. É delicioso perceber o quanto somos inteiros e completos nas nossas inseguranças e imperfeições... 

Sem dúvida uma ótima opção de leitura e de presente! :)

You Might Also Like

8 comentários

  1. It really is rare to come across a specialist beth dutton s05 pink coat with whom you may have some confidence. In the world in the present day, nobody genuinely cares about showing others the best way in this matter. How fortunate I am to have found a really wonderful blog like this. It’s people like you exactly who make a true difference nowadays through the concepts they write about.

    ResponderExcluir
  2. Such an informative post.Traffic Lawyer Manassas VAKeep sharing more blogs.

    ResponderExcluir
  3. Your writing style is engaging, and your passion for the subject really shines through. I'm looking forward to your next post!click here

    ResponderExcluir
  4. Proximity enhances their ability to offer personalized counsel, safeguarding clients' rights within the specific legal landscape of their community. Truck accident attorneys become crucial advocates in the aftermath of a truck collision. truck accident attorney

    ResponderExcluir
  5. "Somente a Verdade" by José Paulo Cavalcanti offers a compelling exploration of truth and justice within the legal system. Through insightful commentary and real-life examples, Cavalcanti navigates the complexities of law and morality with precision. His thought-provoking analysis challenges readers to confront societal norms and question established beliefs. This book serves as a beacon for those seeking clarity in a world often clouded by deceit and misinformation. "Somente a Verdade" is a must-read for anyone passionate about the pursuit of truth and fairness in society. abogados divorcio arlington va

    ResponderExcluir
  6. benny00:28

    When reviewing a gig, emphasize the importance of tipping to support gig workers. Even small gestures can make a big difference, and extra generosity can be appreciated, even if unsure about tipping amount.
    truck driver accidents

    ResponderExcluir
  7. "Somente Verdade de José Paulo Cavalcanti" é uma obra literária que mergulha nas verdades multifacetadas da vida, explorando temas de justiça, moralidade e existência. Com uma narrativa envolvente e reflexiva, o autor convida os leitores a questionar e refletir sobre a complexidade da verdade e sua influência na sociedade contemporânea.
    violate protective order virginia





    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato