Crítica Destaque

Um reflexo na escuridão, de Philip K. Dick

00:00Isabela Lapa

Um reflexo na escuridão, de Philip K. Dick, é um livro de ficção científica que aborda diversos temas importantes e atuais, sendo que o principal deles é o uso das drogas e os efeitos que elas podem causar na sociedade. Com uma linguagem interessante e diálogos muito inteligentes, o livro nos leva a uma grande viagem psicológica e surpreende do início ao fim. 

A história tem como protagonista o Fred, um policial disfarçado que é infiltrado no meio de vários traficantes, com a missão de desvendar os fornecedores de uma droga degenerativa conhecida como Substância D. 

Acontece que para investigar os mistérios por trás dos fabricantes e fornecedores dessa substância, ele acaba se transformando em um usuário/traficante, o que faz com que ele sofra diversos transtornos de identidade e tenha várias crises comportamentais. 

"O que é identidade?, ele perguntou a si próprio.
Onde acaba a atuação? Ninguém sabe."

O interessante é que ao discutir os aspectos sociais que envolvem o uso das drogas, o livro também discute a busca pelo autoconhecimento, a luta por um espaço próprio no mundo e as diversas maneiras com as quais a realidade pode ser percebida ou sentida. 

Com diversos conflitos e diversas reviravoltas, a narrativa é super envolvente e pode ser tida como uma obra de ficcão científica, um suspense policial, um drama, um triller psicológico etc. São diversas nuances que revelam a genialidade de Dick.

Vale destacar que no final do livro Dick esclarece que nessa obra ele não criou um personagem, ele é a própria história! Incrível, não?

A edição da Aleph é super completa e também conta com um ensaio sobre neuropsicologia e psicose, que discute diversos fenômenos descritos ao longo do livro. Sem dúvida vale a pena conferir! :)


Dica: o livro foi adaptado para o cinema no ano de 2006, com o título O Homem Duplo. Eu ainda não assisti, mas ouvi dizer que a adaptação é muito fiel e o Keanu Reeves, no papel de Fred, deu um show de interpretação.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato