Lista Luiz Ribeiro

As 7 melhores frases de Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville

00:00Luiz Ribeiro

“Eu preferia não fazê-lo.”Bartleby

A história de Bartleby, o Escrivão, é uma das mais instigantes da literatura mundial. Herman Melville, autor do clássico Moby Dick, em uma espécie de antecipação a Franz Kafka, escreve a narrativa deste homem que, de um dia para outro, resolve preferir não e se recusa a atender os pedidos de seu patrão. Em um espaço de in-ação total, sua recusa a fornecer à máquina de poder sua contribuição, acaba por desmontar as forças tal como elas se posicionam, deixando um rastro, um legado de negativas que configuram a composição de um outro mundo. Uma das obras mais essenciais de nossos (e de outros) tempos!

Separei as melhores citações da obra. Confira:

A velhice, mesmo que uma página inteira fique borrada, é honrosa.

Creio até que o fato de se abotoar num sobretudo tão macio e aconchegante exerceu um efeito pernicioso..pelo mesmo princípio de que um excesso de aveia é prejudicial aos cavalos. Assim como um cavalo se torna irrequieto e indócil com a aveia, Turkey também ficou com o sobretudo. Fê-lo insolente. Era um homem a quem a prosperidade prejudicava.

Não é raro acontecer que um homem a quem se contradiz, de maneira inteiramente sem precedentes e totalmente insólita e irracional, comece abruptamente a duvidar de suas convicções mais elementares. Passei a pressupor vagamente, por mais estranho que possa parecer, que toda justiça e razão estão do outro lado. Assim, se há testemunhas imparciais presentes, recorre a elas para que sustentem a sua mente titubeante.

A verdade é que sua extrema mansidão não apenas nos desamava, mas também me intimidava. Pois considero uma covardia que alguém permita tranquilamente que um empregado lhe dê ordens e que o expulse de seu próprio escritório.

Para um ser sensível, a compaixão não raro é sofrimento. E quando se percebe que essa compaixão não pode levar a um socorro efetivo, o bom senso compele a alma a se livrar dela.

Os homens já cometeram assassinato por ciúme, raiva, ódio, egoísmo e orgulho espiritual, mas jamais ouvi falar de homem que tenha cometido assassinato por caridade. Portanto, a prudência, se não houver qualquer outro motivo adicional melhor, já é suficiente para compelir todos os homens, especialmente os mais explosivos, à caridade e à filantropia.

Não fui eu quem o trouxe para cá, Bartleby – declarei, consternado com sua suspeita – E este lugar não deve ser tão infame para você. A sua presença aqui não é relacionada com qualquer ato censurável. E não é um lugar tão triste como se poderia imaginar. Aqui tem céu e tem relva.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato