Crítica Destaque

Frida Kahlo, de Jean-Luc Cornette e Flore Balthazar

00:49Isabela Lapa


Frida Kahlo, como você já deve saber, foi uma artista muito expressiva e uma mulher moderna, corajosa, com pensamentos à frente do tempo. 

A sua vida foi marcada por muitos turbilhões e entre uma dificuldade e outra, uma mudança e outra, ela sempre se posicionou com determinação e força diante das situações, sendo uma referência quando o assunto é feminismo.

Entre as várias situações que vivenciou e entre as diversas coisas inteligentes e marcantes que disse ao longo da vida, a frase "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?" foi sem dúvida uma das mais impactantes em razão do contexto no qual foi dita. 


Por ser assim, ela foi escolhida para integrar o título dessa HQ que conta parte da trajetória da artista por meio de diálogos e imagens ricas de detalhes e repletas de cores intensas. 

A história, que começa no ano de 1937 e vai até o ano de 1940, narra o período em que Frida e seu marido Diego Rivera receberam em casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa que foi exilado após a ascensão do governo Stálin.

O período em que os três viveram juntos foi extremamente conturbado e polêmico e a relação entre eles foi marcada por problemas políticos e problemas emocionais. Era um misto de raiva, intensidade, alegrias e paixões. 


O interessante é que todos esses aspectos se misturam na narrativa que consegue mostrar muito bem o impacto da situação política na sociedade e na vida da protagonista, sem deixar de focar nos seus sentimentos íntimos, nos seus desejos e nos seus traços característico.

Em razão do misto de assuntos a leitura se torna envolvente e ágil, sem deixar de definir bem a personalidade dos personagens e de contextualizar os acontecimentos.Os diálogos são intensos, por vezes bem humorados, mas sempre pertinentes. 


Mais uma surpresa da Editora Nemo! Uma leitura incrível!

Quem gostar e quiser conhecer mais sobre a Frida, pode aproveitar e assistir o filme disponível no NetFlix. Com direção de Julie Taymor, o longa é intenso e incrível! Vale a pena conferir... 



You Might Also Like

1 comentários

  1. Parabéns . O filme Frida retrata com sutileza esta relação a três , aliás achei que o filme exagerou no feminismo colocando Diego como um pulha . Mas me interessei pelo livro .

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato