Filmes Luiz Cabral

O preço da verdade: ativismo resistente, até mesmo envolvente

10:00Luiz Cabral


Vamos falar francamente? “O Preço da Verdade”, do diretor Todd Haynes e que acaba de estrear nos cinemas de BH, é um filme que tinha tudo para ser um documentário, mas deve ter se tornado um drama para ter a liberdade de tocar mais os espectadores. O tema é realmente muito documental e tem aquele quê factual de compromisso com a verdade. Mas, se fosse pra ser sóbrio demais, sem um roteiro ficcional e a atuação de atores, talvez não ganhasse um público maior.

Na história, Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado de defesa corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes empresas de químicos. Quando um fazendeiro conhecido de sua avó no interior chama a sua atenção para mortes que podem estar ligadas a lixo tóxico de uma grande corporação, ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família (ele é casado com a personagem da atriz Anne Hathaway) e seu futuro em geral.

Podemos dizer que é um drama envolvente e, por mais que seja lento e informativo, você acaba se interessando por essa “busca pela verdade”. O protagonista se mostra resistente anos a fio para que o caso seja solucionado. Isso mostra a ideia de luta e resistência sem esquecer da sensibilidade – apesar disso, Mark Ruffalo está apático em cena, sempre com aquela carinha de perdido e desentendido de outras produções.


Mas, por ser inspirado em uma história real, “O Preço da Verdade” se propõe como parte do ativismo, o que mostra até ser, por que não, um movimento político. A ideia de que uma empresa norte-americana contaminou produtos espalhados pelo mundo todo é revoltante, e você se sente parte dele. ... E mais: personagens reais participando do filme também impulsionam essa sensação. É esse conflito que te causa agitação, que cria em você uma identificação, e que, pelo menos, te obriga a sair do cinema com uma real inquietação.

Trailer:


Clique aqui, se inscreva no canal Luiz, Câmera, Ação e fique por dentro de todos os lançamentos.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato