Livros Todos os dias de ontem

TODOS OS DIAS DE ONTEM, DE NEWTON EMEDIATO FILHO

11:21Universo dos Leitores


No livro Todos os dias de ontem, o escritor Newton Emediato Filho reuniu 20 contos sobre pessoas simples que vivem na regiĆ£o centro-sul de Minas: o alto do Paraopeba. 

De forma leve e repleta de sentimento, o escritor narra o cotidiano de um povo que parece viver em um universo diferente do nosso. Enquanto nĆ³s nos preocupamos com questƵes tecnolĆ³gicas, com polĆ­tica, ciĆŖncia, globalizaĆ§Ć£o, dinheiro etc, os personagens do livro, que foram criados a partir da convivĆŖncia do escritor na referida comunidade, levam uma vida humilde e trabalham em contato com a natureza e com os animais. SĆ£o pessoas com uma cultura rica, repleta de tradiƧƵes e costumes, mas bem diferente da que vivenciamos atualmente. 

Em cada conto ele apresenta um personagem e todos nos encantam de uma maneira diferente. A forma detalhada com que cada um Ć© descrito, nos permite imaginar o que seria viver em um local onde o desenvolvimento aparentemente nĆ£o chegou.

Um destaque do livro Ć© a forma sensĆ­vel e ao mesmo tempo intensa com que o escritor narra as tradiƧƵes que estĆ£o praticamente esquecidas hoje em dia. Ele nos apresenta um linguajar sertanejo e valoriza as raĆ­zes culturais dos mineiros. 

Separei, em alguns contos, passagens que me chamaram a atenĆ§Ć£o:



Mas quando sai da cidade com aquela pasta cheia de cartas, faz um ar de felicidade e rapidamente, pega o caminho de volta. As guloseimas da padaria, o FelĆ­cio vai comendo pela estrada. Abre espaƧos e sorrisos. Nem sempre hĆ” cartas para seus amigos perto de onde mora. EntĆ£o ele campeia pela estrada ou atalhos ciliares, lacustres, aproveitando Ć”reas refrescantes das Ć”rvores. Assim, o mundo interior de FelĆ­cio se enche de fascĆ­nio nesse amplo espaƧo natural. (NotĆ­cias que navegam, p. 28/29)


ApĆ³s se servir, ele cedeu lugar aos outros, sempre atento Ć  pequena Graciela e ao cenĆ”rio ao redor. Parecia querer enxergar o que nĆ£o podia ver os outros homens. Antes de sair da cozinha, lanƧou olhos compridos Ć  barra do morro, sentindo-se bem perto do cĆ©u. Pudesse ele, permanecia ali por muito tempo, mas tinha Ć¢nsia. Sua mente navegava nestas paisagens tĆ£o prĆ³ximas, impregnadas de som e cor. Tudo ele guardava para sim, em silĆŖncio... Que rezasse ele? – Podia ser e com sofreguidĆ£o. (Um prato muito especial, p. 39)


Tanta beleza que a natureza respingara por ali fazia com que ele se sentisse em completo ĆŖxtase! Sentia-se naquela paisagem como se fosse dono absoluto do mundo e todas as suas quizĆ­lias se distanciavam naqueles momentos. (Paroba, p. 52)


Finalmente a fogueira! Todos os meninos em roda, agora conversavam e riam, aqueciam as mĆ£os bem prĆ³ximas Ć s chamas do fogo. O tempo passava rĆ”pido e a chuva, nada de estio. O barulho da chuva nas telhas da cobertura aumentava. Com a lanterna apagada PelĆ£o enxergava os rostos dos meninos pelejados, cabreiros, Ć  luz das chamas da fogueira. (Viajantes noturnos, p. 66)


O rapaz trabalhava em silĆŖncio, mas sua mente estava em ebuliĆ§Ć£o com mil idĆ©ias. HĆ” muito nĆ£o frequentava a escola, pois cabulava as aulas. O que se ensinava por lĆ”, de modo algum lhe fazia qualquer sentido. As muitas astĆŗcias que aprendera, foi mesmo fora do colĆ©gio. (MĆ”quina de descascar arroz, p. 87)


- A saudade Ć© um sentimento nobre e quando se torna forte Ć© porque no passado houve um grande amor - Estas sĆ£o palavras circunspectas do astuto Chico do AntĆ“nio. (Os tropeiros de Ć”gua limpa, p. 120)

Sem dĆŗvida trata-se de uma leitura leve e prazerosa. Cabe salientar que o livro foi premiado pelo programa + Cultura bacia do rio SĆ£o Francisco - Funarte e MinistĆ©rio da Cultura. 

Para adquirir o livro e acompanhar as novidades sobre os eventos de lanƧamento do mesmo, basta acessar o facebook.



You Might Also Like

1 comentƔrios

  1. Li, dei de presente e recomendo... Apanhado geral da vida cabocla, pincelado pelo talento grandioso Newton Emediato Filho, uma cria da terra, a magnƭfica Minas Gerais... ParabƩns pela bela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulƔrio de contato