Dicas Matérias Literárias

Livros para ler da noite para o dia!

13:27Isabela Lapa

Olá leitores...

Muitas pessoas reclamam que não tem tempo para se dedicar à leitura. A verdade é a correria do dia-a-dia e o excesso de cansaço e de obrigações muitas vezes pode ser um complicador. 

Pensando nisso, elaborei esta lista com dicas de livros agradáveis e com poucas páginas, que poderão ser lidos nos finais de semana ou com poucas horas. 

Vejam:
Sinopse: A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante do caixeiro-viajante Gregor Samsa, transformado em inseto monstruoso. A história é narrada com um realismo inesperado, que associa o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana.

Já falamos deste livro. Para saber mais clique aqui.

Sinopse: Nesta excelente fábula de crítica ao totalitarismo escrita pelo escritor britânico George Orwell em 1945, os animais tomam o poder em uma fazenda e estabelecem seus propósitos. "A Revolução dos Bichos", fábula de crítica ao totalitarismo, denuncia os caminhos distorcidos do poder ilimitado. 

Já falamos deste livro. Para saber mais clique aqui.


Sinopse: Romance de estreia, escrito quando Jorge Amado tinha dezoito anos, O país do Carnaval (1931) é, apesar do título irônico, mais sombrio e introspectivo que a maioria dos livros que fizeram dele o ficcionista mais popular da literatura brasileira. A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem filho de fazendeiro Paulo Rigger, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Nos primeiros dias que passa no Rio de Janeiro, Rigger tenta compreender um país onde já não se sente em casa, um país que tenta timidamente superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana. De volta a Salvador, ele participa de um grupo de poetas fracassados e jornalistas corruptos que giram em torno do cético Pedro Ticiano, cronista veterano. Todos se sentem insatisfeitos e buscam um sentido para a existência: no amor, no dinheiro, na política, na vida burguesa ou na religião. Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.

Já falamos deste livro. Para saber mais clique aqui. 


Sinopse: Entre a realidade e o delírio, "A Hora da Estrela" é um romance sobre o desamparo a que todos estamos entregues. A história começa quando uma moça do interior vêm para a cidade grande em busca de seus sonhos, que acabam se misturando com a realidade.

Já falamos deste livro. Para saber mais clique aqui.


                                                   

Sinopse: Cada um de nós teve na juventude uma figura especial que, com paciência, afeto e sabedoria, nos ajudou a escolher caminhos e olhar o mundo por uma perspectiva diferente. Talvez tenha sido um avô, um professor ou um amigo da família – uma pessoa mais velha que nos compreendeu quando éramos jovens, inquietos e inseguros.
Para Mitch Albom, essa pessoa foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade. Vinte anos depois, eles se reencontraram quando o velho mestre estava à beira da morte. Com o contato e a afeição restabelecidos, Mitch passou a visitar Morrie todas as terças-feiras, tentando sorver seus últimos ensinamentos.
Durante 14 encontros, eles trataram de temas fundamentais para a felicidade e a realização humana. Através das ágeis mãos de Mitch e do bondoso coração de Morrie nasceu esse livro, que nos transmite maravilhosas reflexões sobre amor, amizade, medo, perdão e morte.

Já falamos deste livro na sessão Pausa para a Leitura do blog BH CASAMENTOS. Para saber mais sobre ele clique aqui.



Sinopse: Um dos maiores intelectuais da antigüidade clássica, Sófocles produziu cerca de 120 peças, mas somente algumas foram conservadas. Aqui, Édipo é atormentado pela profecia de Delfos, que previu que Édipo mataria o pai e desposaria a mãe. Só resta a ele tentar fugir de seu destino.

Já falamos deste livro. Para saber mais sobre ele clique aqui.


Sinopse de Ana Terra: Paixão, tragédia e luta marcam a vida de “Ana Terra”, grande criação de Erico Veríssimo e um dos personagens inesquecíveis da literatura brasileira do século XX. 

Sinopse de Um Certo Capitão Rodrigo: Ficção e história numa prosa clara e vibrante, na qual Rodrigo Cambará, o personagem multifacetado, ora simpático, ora cruel, revela o poder de Erico Veríssimo de criar figuras cativantes. 

Os dois livros são capítulos da coleção O TEMPO E O VENTO, o maior sucesso do renomado escritor. 

Sinopse: Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa que ultrapassou as convenções literárias de seu tempo e transformou em poesia sua vida tumultuada e sofrida. Em seu poema À memória de Florbela Espanca, escreve Fernando Pessoa: “Alma sonhadora, irmã gêmea da minha”. Florbela tinha exatamente a consciência de quais temáticas se adequavam aos livros que queria publicar. 

Trocando olhares (1985) foi essencial para que ela repensasse até o seu fazer poético, e é extremamente importante conhecermos esse manuscrito que serve como as colunas sobre as quais se ergueram suas obras.


Sinopse: Luís Fernando Veríssimo flagra cenas cotidianas e as retrata com humor e descontração. Uma mulher, de repente, começa a recitar trechos de propagandas de produtos no meio da sala. Um pai briga com a professora do filho por causa de uma palavra. Passeando por lugares-comuns, como a escola, o ônibus e mesmo a casa de uma família, o autor revela que é possível viver com bom humor, mesmo quando as situações são as mais estranhas e adversas possíveis.

Sinopse: A presente edição de José Matias e Outros Contos de Eça de Queiroz é o décimo sexto volume da Coleção Textos Básicos da Literatura Caminhos da Universidade. Este conto apresenta-nos uma insólita intriga amorosa, argumento que serve de pretexto para a crítica ao ultra-romantismo exacerbado e para a exaltação da estética realista. Esta história é contada pelo narrador que, ao estabelecer diálogo com um amigo seu acerca do funeral de José Matias (amigo comum), aproveita a oportunidade para contar a história amorosa do falecido. Todo o relato é feito essencialmente por meio da cena dialogada.

Apesar dessas indicações é preciso mencionar que a melhor dica se você quer encontrar tempo para ler sem ter que, necessariamente, mudar sua rotina é começar com um livro que adora. Quando lemos algo assim, nos esforçamos para conseguir ler alguma página a mais. Queremos saber o próximo passo dos personagens e como aquela cena espetacular irá terminar, então não medimos esforços para ler.


Também é essencial perceber em que horários ou em quais oportunidades você consegue ler. Durante o horário de almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. Se fizer essa análise, irá perceber que tem sim tempo para ler, apenas não aproveita como deveria.



You Might Also Like

2 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato