Editora Galera Record Especial Fernando Sabino

ESPECIAL FERNANDO SABINO: O Encontro Marcado

10:42Isabela Lapa

"Ele faria da queda um passo de dança.
do medo uma escada, do sono uma ponte,
da procura um encontro".

A frase anunciada na capa do livro resume de forma poĂ©tica o que vamos encontrar: tropeços, tentativas, vitĂ³rias, fracassos e uma busca interminĂ¡vel pelo auto-conhecimento e pelo sentido da vida. Um livro de fortes reflexões e de grandes emoções. 

Escrito no ano de 1956, este foi o primeiro romance de Fernando Sabino e sem dĂºvida um dos mais marcantes da sua carreira. A histĂ³ria narra a trajetĂ³ria de Eduardo Marciano desde a sua transiĂ§Ă£o da infĂ¢ncia para a juventude atĂ© a passagem desta para a vida adulta. Somos apresentados a um garoto inteligente e arteiro, que  desde cedo descobre o talento para a escrita e a pressa de viver, mas que passa a vida em busca do auto-conhecimento e de respostas difĂ­ceis de serem encontradas.

Com caminho marcado por fortes amizades, muita bebida, relacionamentos sem sucesso, perdas, dores e descobertas, a sua busca Ă© intensa e insistente, o que lhe conduz a muitas quedas e a fortes desafios. 

Como destaque na histĂ³ria posso citar o segundo capĂ­tulo, em que Eduardo se reĂºne com os amigos Hugo e Mauro em um bar e começam a falar o que pensam sobre si mesmos e sobre os outros. Nessa passagem fica perceptĂ­vel a importĂ¢ncia do auto-conhecimento e o quanto essa busca pode ser dolorida e deprimente. 

A maior parte dos acontecimentos Ă© apresentada de forma cronolĂ³gica, no entanto, algumas passagens remetem a lembranças do passado ou adiantam acontecimentos futuros, o que mostra a proximidade entre o narrador e o personagem. Essa relaĂ§Ă£o entre eles torna tudo mais intenso e faz com que a leitura fique extremamente agradĂ¡vel e contagiante. 

Passagens interessantes:

"(...) Nostalgia daquilo que a gente nĂ£o Ă©, dos lugares onde nĂ£o esteve, das coisas que nĂ£o chegou a fazer. Se vocĂª nĂ£o tiver isso, se um dia se sentir satisfeito, pode ter certeza que nĂ£o Ă© mais escritor." 

"(...) Era querer demais que o aceitassem num momento daqueles. Continuou a andar pela rua, agora a caminhode um bar. Foi buscar gelo e saiu tosquiado."

"A mĂºsica tambĂ©m Ă© silĂªncio. Bach sabia disso, Mozart tambĂ©m. Beethoven sĂ³ soube quanto ficou surdo. O ar nĂ£o Ă© silencioso? O vento nĂ£o faz barulho? E que Ă© o vento senĂ£o ar? A mĂºsica Ă© silĂªncio em movimento."

Destaque:

- Eduardo Ă© o alter ego de Sabino e alguns personagens da histĂ³ria representam pessoas que participaram da vida do escritor. Os amigos de adolescĂªncia, Mauro e Hugo, representam HĂ©lio Pellegrino e Otto Lara Resende. Antonieta, esposa de Eduardo, Ă© Helena Valladares. Toledo, um importante personagem na trajetĂ³ria de escritor do personagem, corresponde a Guilhermino CĂ©sar.
Fernando Sabino


                                              

You Might Also Like

0 comentĂ¡rios

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂ¡rio de contato