Book of Sith Crítica

Livro dos Sith

14:26Universo dos Leitores





A resenha de hoje é sobre um livro dedicado aos fãs do universo Star Wars: "Livro dos Sith", cedido pela Editora Bertrand Brasil ao Universo dos Leitores é uma obra especial que funciona como um manual de treinamento do lado negro da Força (para quem não conhece, a Força é um poder onipresente, vinculativo e metafísico do Universo de Star Wars).
Criada por George Lucas, a Saga Star Wars (ou Guerra nas Estrelas) é uma das mais bem sucedidas space operas (subgênero da ficção científica).

Fragmentada em seis partes, a franquia de filmes tornou-se um sucesso em todo mundo, dando origem a uma série de subprodutos como livros, games, brinquedos e  uma infinidade de artigos relacionados ao tema.


Para enriquecer este acervo, a Editora Bertrand Brasil editou "Livro dos Sith" do original "Book of Sith", que nada mais é que um guia sobre o lado negro da força. 

O Livro dos Sith traz um compilado de texto que guardam segredos e técnicas envolvendo o lado negro além de curiosidades sobre os Lordes Siths. Em suas páginas papel levemente envelhecidas, não espere uma história cronologicamente sequencial: O Livro dos Sith é uma reunião de cinco textos e documentos que teriam resistido às guerras milenares e que foram reunidos e organizados por Darth Sidious, que ainda acrescentou seu próprio manifesto à obra.


"Tudo o lado negro encombre. Desvendar a verdade nós devemos."
Yoda





Nele somos apresentados à algumas das figuras mais influentes do lado sombrio, conhecemos um pouco mais sobre o surgimento do clã, e temos a descrição dos armamentos, vestuário, dos segredos obscuros, entre outros.

Os registros demonstram que os textos passaram por vários Sith selecionados, e até mesmo por Jedis. Podemos ver inúmeras anotações pessoais ao longo dos textos, que possuem textura, tamanho, fonte e diagramação diferentes, o que demonstra a independência dos documentos.

"Este sistema só é atrativo para os reis. Todos os demais desperdiçam seus dons como escravos ou buscam o objetivo medíocre de se tornarem eles próprios reis. Criatividade e destreza florescem sob um sistema aberto como a República Galática, e essas qualidades triunfam de forma inevitável sobre a obsessão de um ditador."
Mace





Sob um olhar superficial o lado sombrio pode parecer pouco atraente, mas não se engane: o lado negro da força é bastante sedutor, como sempre alerta o Mestre Yoda. Inspirada em força e paixão, a filosofia dos Sith nos apresenta ao longo dos seus textos inúmeros argumentos coerentes e bastante convincentes, o que torna o livro interessantes e provoca inúmeras reflexões. 


Filosofia Sith




Paz é uma mentira, só importa a emoção.
Com a emoção, ganho força.
Com a força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem.
A força me libertará.
Não há nada que não se possa fazer quando se tem o Poder.





“A mera existência dessa negociação ilícita confirma duas verdades vitais: os Governantes procuram controlar a informação. Os poderosos farão de tudo para conservar o poder. E, se alguma coisa é proibida, é provável que seja algo que valha a pena saber. "


Talvez se você ler o livro esperando grandes explicações, ou buscando um texto cronologicamente linear pode estranhar e até mesmo não gostar de "O Livro dos Sith". Mas se o livro for encarado como um "dossiê Sith", você vai se surpreender positivamente com detalhes inéditos até mesmo para grandes fãs da saga.



Os fragmentos destes documentos compilados trazem muitos detalhes da arte Sith, alquimia, vestimentas, lutas, captação de aprendizes e mais uma série de particularidades dos "bastidores" dos Siths, fazendo com que eu (e com certeza muitos outros fãs) me sentisse inserida naquele universo, compartilhando os segredos mais ocultos do lado sombrio da força. Isto sem falar nos incríveis ensinamentos presentes ora na filosofia dos Sith, ora nas anotações de Luke e do mestre Yoda, tornando esta experiência ainda mais incrível pra mim.

A Edição

A edição é fantástica e enche os olhos de qualquer colecionador/fã de Star Wars: possui capa dura, um layout com aspecto "talhado" e tem um acabamento incrível. As páginas são envelhecidas, respeitando o período de produção de cada texto.  

Como já disse anteriormente, os textos são independentes e possuem detalhes exclusivos, além de inúmeras ilustrações que descrevem as técnicas Sith.





A leitura é muito agradável e em meio a tantas revelações não dá vontade de parar. Indico para todos os fãs da saga e todos àqueles que desejam conhecer um pouco mais a respeito da filosofia Sith.


Até a próxima, e que a força esteja com vocês!




Ficha Técnica

Coleção: Star Wars

Título: Livro Dos Sith
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 160 páginas
ISBN: 978-85-2861-793-1
Peso: 360g
Dimensões: 215mm x 155mm



You Might Also Like

1 comentários

  1. Parabéns, normalmente as meninas dão um baile nos homens em questão de leitura, eu apanho muito em questão de leitura, tenho poucos títulos lidos, mas vim aqui dar meus parabéns pra você em apresentar esse livro tão ótimo dos sith, um universo pouco explorado por mulheres o que pra mim é de grande importância, vendo você mulher apresentando um livro do gênero, amei a página, tem meu apoio nesse universo da leitura, meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato