54 Frases incríveis do Livro Grande Sertão Veredas Citações

54 Frases incríveis do Livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa

10:16Universo dos Leitores


Foto: Divulgação

João Guimarães Rosa, conhecido também como Guimarães Rosa foi um contista, novelista, romancista e diplomata mineiro que escreveu um dos livros mais importantes da nossa literatura: Grande Sertão Veredas, o único romance escrito por ele.

Grande Sertão Veredas possui uma narrativa incrível, onde a experiência de vida e a experiência de texto se fundem. Seu texto possui uma linguagem especial, marcada por neologismos e um estilo regional único. Estas características muitas vezes fazem com que a leitura e a interpretação se tornem um desafio ímpar para os leitores, sua leitura e interpretação constituem um constante desafio para os leitores.

Enquanto ainda não tenho o prazer de postar a resenha deste livro incrível para vocês, selecionei alguns trechos e citações que exemplificam as encantadoras reflexões filosóficas de Guimarães Rosa e reforçam a genialidade de sua obra. Confiram!


"O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia..."
“O senhor ache e não ache. Tudo é e não é ...”
“Passarinho que debruça – o voo já está pronto.”


“Sou só um sertanejo, nessas altas ideias navego mal. Sou muito pobre coitado. Inveja minha pura é de uns conforme o senhor, com toda leitura e suma doutoração.”



Foto: Divulgação


“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.”


“Deus é paciência. O contrário é o diabo.”


“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”


“A gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda é num ponto muito mais embaixo, bem diverso do em que primeiro se pensou. Viver nem não é muito perigoso?”


“Quem-sabe, a gente criatura ainda tão ruim, tão, que Deus só pode às vezes manobrar com os homens é mandando por intermédio do diá?”


“O que não é Deus, é estado do demônio. Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver – a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo.”


“Cavalo que ama o dono, até respira do mesmo jeito.”


“Quem desconfia fica sábio.”


“Passarinho cai de voar, mas bate suas asinhas no chão.”

Foto: Divulgação



“Ser ruim, sempre, às vezes é custoso, carece de perversos exercícios de experiência.”


“O espírito da gente é cavalo que escolhe estrada.”


“Medo, não, mas perdi a vontade de ter coragem.”


“O jagunço Riobaldo. Fui eu? Fui e não fui. Não fui! – porque não sou, não quero ser.”


“Eu careço de que o bom seja bom e o rúim ruím, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! (...) Este mundo é muito misturado ...”


“Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho de Zé Bebelo, na Nhanva, um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.”


“A morte é para os que morrem.”


“A vida da gente vai em erros, como um relato sem pés nem cabeça, por falta de sisudez e alegria. Vida devia de ser como sala do teatro, cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho.”


“Preto é preto? branco é branco? Ou: quando é que a velhice começa, surgindo de dentro da mocidade.”


“No centro do sertão, o que é doideira às vezes pode ser a razão mais certa e de mais juízo!”


“Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera.”


“O bom da vida é para cavalo, que vê capim e come.”


“E sei que em cada virada de campo, e debaixo de sombra de cada árvore, está dia e noite um diabo, que não dá movimento, tomando conta.”


“Tudo que é bonito é absurdo – Deus estável.”



“Liberdade – aposto – ainda é só alegria de um pobre caminhozinho, no dentro do ferro de grandes prisões.”

Foto: Divulgação


“Sertão é o sozinho.”


“Sertão: é dentro da gente.”


“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”


“Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”


“Tudo que já foi, é o começo do que vai vir, toda a hora a gente está num cômpito.”


“Um sentir é do sentente, mas o outro é o do sentidor.”


“Para o prazer e para ser feliz, é que é preciso a gente saber tudo, formar alma, na consciência; para penar, não se carece.”


“Obedecer é mais fácil do que entender.”


'Apertou em mim aquela tristeza, da pior de todas, que é a sem razão de motivo"...



" Se eu fosse filho de mais ação e menos ideia, isso sim, tinha escapulido, calado "


“Onde é que está a verdadeira lâmpada de Deus, a lisa e real verdade?”


“Tive medo não. Só que abaixaram meus excessos de coragem.”



“O sertão é sem lugar.”


“Rir, antes da hora, engasga.”


“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só fazer outras maiores perguntas.”


“Somente com a alegria é que a gente realiza bem – mesmo até as tristes ações.”


“O senhor sabe o que é silêncio é? É a gente mesmo, demais.”


"O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre - o senhor solte em minha frente uma idéia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos. Amén!"


"Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É oaberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar - é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo. (...) Deus existe mesmo quando não há. (...) Mas a gente quer Céu é porque quer um fim: mas um fim com depois dele a gente tudo vendo."


"A gente vive repetido, o repetido, e, escorregável, num mim minuto, já está empurrado noutro galho. Acertasse eu com o que depois sabendo fiquei, para de lá de tantos assombros... Um está sempre no escuro, só no último derradeiro é que clareiam a sala. Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."


"[U]m rio é sempre sem antiguidade."


"[U]m amigo... é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."


"[E]u careço de que o bom seja bom e o rúim ruím, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! Quero os todos pastos demarcados... Como é que posso com este mundo? A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero. Ao que, este mundo é muito misturado..."


"Tudo o que já foi, é o começo do que vai vir, toda a hora a gente está num cômpito. Eu penso é assim, na paridade... Um sentir é o do sentente, mas outro é o do sentidor. O que eu quero, é na palma da minha mão."


"Consegui o pensar direito: penso como um rio tanto anda: que as árvores das beiradas mal nem vejo... Quem me entende? O que eu queira. Os fatos passados obedecem à gente; os em vir, também. Só o poder do presente é que é furiável? Não. Esse obedece igual - e é o que é."


"O senhor não pode estabelecer em sua ideia a minha tristeza quinhoã. Até os pássaros, consoante os lugares, vão sendo muito diferentes. Ou são os tempos, travessia da gente?"


"Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza."


Para adquirir este grande clássico da nossa literatura, clique aqui: https://amzn.to/3AIYQ1F




You Might Also Like

11 comentários

  1. Obrigado pelas belas citações. Sou apaixonado pela escrita de João Guimarães Rosa. Sinto-me abraçado pela sua escrita. Como morador da região amazônica eu entendo muito do livro Grande Sertão Veredas, pois o sertão também é o Norte.

    Dois abraços pra vocês duas. E sucesso no blog de vocês. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.S Said, quanto carinho! Fico feliz que tenha gostado da seleção de frases! Grande Sertão Veredas é uma obra de arte!

      Obrigada pela visita =)

      Excluir
  2. Essa obra magnífica será o tema de meu TCC. Amo...Bela seleção.Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. maravilha de conversas deste que é o maior escritor do brasil.

    ResponderExcluir
  4. Guimarâes Rosa é para mim o maior e mais completo escritor brasileiro,e um dos mais cultos homens de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:37

    Adorei a seleção de frases, parabéns!
    É uma pergunta simples mas gostaria de saber sua resposta:Qual sua interpretação para "viver é etcétara..." ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que viver nunca tem um ponto final.E sim reticências, sempre em movimento,mudanças...

      Excluir
  6. Belíssima obra!! Para mim, ela é completa, pois sou do interior e por aqui vivenciamos tudo que foi exposto pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esta obra é um diamante pra quem lê!!!

    ResponderExcluir
  8. 54 Frases incríveis do Livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa" apresenta uma seleção cativante de citações do renomado romance. Cada frase revela a profunda sabedoria e poesia da obra, enriquecendo a experiência do leitor. Este livro é uma homenagem tocante à genialidade literária de Guimarães Rosa e uma fonte inspiradora de reflexão. Uma leitura imperdível para os amantes da literatura brasileira. reckless driving virginia first offense







    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato