Bel Ami Crítica

Bel Ami, de Guy de Maupassant

11:45Universo dos Leitores














Já faz algum tempinho que li o livro Bel Ami e estava devendo uma resenha aqui no blog. Até então não havia lido nada do autor, e conhecer a história narrada em por Guy de Maupassant foi uma grata surpresa. 

Devo dizer que você não deve esperar o romantismo muito comum nos chamados "livros de época". Antes que você se deixe seduzir pelo charme desconcertante do protagonista Georges Duroy (que parece transbordar pelas páginas do livro) já adianto: o jovem sedutor desconhece valores éticos e morais, é vaidoso, ambicioso e não hesita em explorar as fraquezas de quem quer que seja para conseguir o que deseja. Assim, apesar de retornar do serviço militar com grandes dificuldades financeiras, Duroy almeja um padrão de vida muito superior ao seu sem medir esforços para conquistar seus objetivos.

Mas vamos à história: Bel Ami é um belíssimo romance de época ambientado na charmosa Paris de 1885. A história revela a vida de Georges Duroy, que retorna à cidade após servir ao exército francês- volta sem dinheiro, sem vínculos familiares e bastante ambicioso por um futuro promissor.


O jovem encontra-se por acaso com um amigo chamado Charles Forestier, o que acaba alimentando sua cobiça. Isto porque, após ouvir a descrição do estilo de vida de colega de infantaria, Duroy, que não tem dinheiro sequer para custear suas necessidades básicas se vê deslumbrado com a oportunidade de ter o status social que sempre quis.

Com as referências e indicações de Forestier, Duroy ele consegue um emprego em um jornal, o que já é uma boa conquista considerando que ele sequer concluiu o ensino médio por mero desinteresse nos estudos.

Mas apesar de todas as dificuldades repito: George Duroy é extremamente cativante e sabe muito bem como usar isso a seu favor. É por isto que ele usa todo seu poder de sedução para conseguir as informações necessárias para chegar onde quer, descobrindo os boatos da alta sociedade através de seu charme.























Seu destino começa a mudar quando ele conhece a senhora Clotilde de Marsella a primeira de outras amantes que Duroy tem ao longo da história. Como é de se esperar, ele usa o relacionamento com Clotilde como trampolim para a alta sociedade e para a promoção em sua carreira, mas em virtude de seu egoísmo e de sua postura indiferente aos sentimentos dessas mulheres se torna cada vez mais difícil administrar seus romances sem chamar a atenção em seu meio. 

Duroy é o retrato típico de um anti-herói, mas apesar da sua falta de escrúpulos, ele não é um completo sórdido. Suas ações são fundadas na vontade de conseguir o que quer, e prejudicar outras pessoas é uma consequência de suas ações, não um objetivo. 

Este é um traço forte do Realismo: os personagens são menos maniqueístas, e bem e mal convivem. Em alguns casos é até difícil identificar quais são as verdadeiras intenções dos personagens, o que é potencializado pela vida de aparência da sociedade. Ao longo da história nos vemos divididos entre a torcida contra e a favor do personagem de Duroy, que foge do protagonismo de mocinhos tradicionais. 

De forma discreta, Guy de Mapassant faz algumas críticas ao contexto social da época, refém de convenções e costumes. Ele expõe o retrato de uma sociedade maquiada, composta por pessoas que se escondem seus mais intensos desejos em nome do status social.

Vale ressaltar que Guy nos conta a história de uma forma muito interessante já que a linguagem é simples, rica e com boas doses de humor.

Romance, paixão, desejo, ambição e a astúcia de Duroy nos prendem a esta clássica e intensa história de Guy de Mapassant. Uma boa opção para quem curte histórias de época.

Sobre a Edição:

Um dos motivos que me atraiu a comprar Bel Ami além de gostar do estilo foi o fato da edição ser bilíngue. O livro que conta com a primeira parte em português e na segunda metade traz o idioma original, no caso o francês. O livro traz a fotografia do filme homônimo inspirado no livro, em uma edição super luxuosa de capa dura da Editora Landmark, que traz outros títulos bilíngues de grandes clássicos como Orgulho e Preconceito e A Divina Comédia. Uma ótima oportunidade para treinar o francês lendo uma belíssima história!


Ficha Técnica
Edição Bilíngue Português Francês
Título: Bel Ami
Autor: Guy de Mapassant
ISBN: 978-85-8070-015-2
Tamanho: 160cmx230cm
Páginas: 432 / Peso: 0g
Selo: Landmark 

Gostou do livro? Você pode comprá-lo aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato