Crítica Editora Nemo

Fantasmagoriana, de Wellington Srbek e Flavio Colin

00:00Universo dos Leitores




Com ilustrações de Flavio Colin e roteiro de Wellington Srbek, a revista Fantasmagoriana reúne três contos que foram publicados entre os anos de 2000 e 2002. Intitulados “A Companhia das Sombras”, “Admirável Novo Mundo” e “Uma Noite no Fim do Mundo”. 

Apesar de apresentarem contextos diferentes, os contos possuem alguns pontos comuns: falam sobre o desconhecido, o medo, os aspectos da vida que vão além da nossa razão e da nossa racionalidade, falam sobre a morte e sobre fantasmas. 

Neste ponto eu te pergunto: fantasmas existem ou são apenas exteriorizações das nossas angústias ou reflexos das nossas culpas pelos atos que praticamos? A resposta eu não sei, mas posso afirmar que reais ou imaginários, eles tiram o nosso sono, perturbam a nossa alma e nos permitem vivenciar situações angustiantes e conflitantes. Concorda?

Apesar de todas essas dúvidas, nos contos dessa HQ os fantasmas são reais, se materializam, assombram e trazem à tona a ideia de que "aqui se faz, aqui se paga".

Em “A Companhia das Sombras” você vai se deparar com um homem que após encontrar abrigo em um local e agir de forma abusiva, precisa encarar o seu passado cruel e doloroso em uma caminhada sombria. 
Em “Admirável Novo Mundo” um casal de ladrões decide participar de um baile de máscaras, mas se deparam com uma festa misteriosa e arrepiante. 
Em “Uma Noite no Fim do Mundo”, meu conto preferido e o mais longo da revista, você vai conhecer uma noiva que perdeu o marido no dia do casamento, coincidentemente o dia de finados, e um repórter que resolve acompanhar a dor da moça, se envolvendo em uma misteriosa, assustadora e impactante situação. 
Portanto, prepare-se: ao adentrar no universo de Fantasmagoriana, você vai se deparar com acontecimentos inexplicáveis, terríveis, cruéis e assustadores. Acontece, que muito mais que isso, você irá se encantar com os roteiros amarrados e instigantes, e com as ilustrações impecáveis e realistas, que retratam com maestria as características do nosso povo e da nossa cultura. 

Essa revista está entre as melhores HQS que eu li recentemente. Sem dúvida, uma das melhores publicações da Editora Nemo. Não foi à toda que concedeu à Srbek os troféus HQ MIX de “Melhor Graphic Novel Nacional” e Angelo Agostini de “Melhor Roteirista”.

Destaque:

O último trabalho do ilustrador Flavio Colin foi Admirável Novo Mundo. Na introdução ao conto, o roteirista Wellington Srbek comentou sobre a honra de trabalhar ao lado de um profissional com um talento ímpar e uma competência louvável, mas também aproveitou para relacionar o conto de terror com o terror vivenciado pelos artistas brasileiros, na maioria das vezes mal aproveitados.

Concordei tanto com a observação, que optei por descrevê-la aqui:

"Admirável Novo Mundo" foi um dos meus roteiros pensados para o amigo Colin. Passada no Rio de Janeiro em fins do século XIX, a história mostra dois ladrões pés-de-chinelo às voltas com a terrível Contraria dos Imortais: pesadelos, crimes e vícios saídos do Velho Mundo. Quem sabe, tais momentos de outras terras não sejam metáforas para aqueles que, no mercado brasileiro, tomaram o espaço que deveria ser ocupado pelos autores brasileiros?"
Gostou? Compre aqui!




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato