Gerais Imaginar

Minha palavra preferida

11:29Universo dos Leitores

Olá Leitores!

Inspirada pelo post da Anna Schermak, do blog Pausa para um Café, resolvi falar para vocês sobre a minha palavra preferida.

A verdade é que eu amo as palavras e várias delas possuem significados intensos para mim: saudade, amizade, família, sentimento etc. No entanto, entre todas elas, uma palavra se destaca: IMAGINAR.

Para falar sobre ela, resolvi mesclar o que vejo como o seu possível “significado”, já que adoro significados, com um pouco do que ela representa na minha vida... Vejam só:
Imaginar é verbo. Como tal, pode ser conjugado de várias maneiras e em vários tempos: imaginei, imagino, imaginarei. Também pode vir no plural, condição que o torna ainda mais incrível, já que praticado em conjunto ele amplia as possibilidades e se torna bem mais prazeroso: imaginamos, imaginaremos.

Transformado, ele vira “imagine” ou “imaginação”, palavras que admitem inúmeras possibilidades. Imagine, por exemplo, dá início a uma viagem pelo desconhecido. Viagem essa que não tem um final previamente escrito ou estabelecido. Imaginação, por sua vez, é a mais íntima sensação de imaginar, é a resposta que a mente busca ou se recusa a aceitar. Pode trazer prazer, felicidade, dor, angústia e pode até virar um sonho. Ah, quantos sonhos podem surgir de um momento de imaginação...

Uma grande verdade sobre esse verbo é que ele não possui significado exato. O dicionário pode até tentar defini-lo como “conhecer”, “fantasiar” ou “criar”, mas todas essas palavras são limitadoras, enquanto "imaginar" não possui limite algum. 

Talvez seja essa a razão pela qual essa palavra me encanta tanto. Eu, mesmo com todas as minhas contradições, tenho uma certeza: não gosto de limites. Eles podam, cansam, massacram... Então, é no verbo imaginar que venço as barreiras da vida, sempre repleta de limites. Imaginando eu me torno infinita, ultrapasso obstáculos, realizo sonhos e sou o que eu quiser.

Por meio da imaginação é possível ser mais de um, é possível salvar o mundo, conquistar amigos infinitos e amores inesquecíveis. Imaginar, portanto, é algo que se aproxima de descobrir, viver, amadurecer e ser. Existe algo melhor que “ser”? Acredito que não. É exatamente por isso que para mim não existe nada, absolutamente nada melhor que imaginar.

E então, qual a palavra preferida de vocês?

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato