amigo-oculto amigo-secreto

12 opções de livro para presentar no amigo-oculto

00:00Isabela Lapa

Olá Leitores!

O ano de 2014 passou como um sopro e já estamos quase em dezembro. No mês do Natal, diversas confraternizações acontecem e um hábito comum das turmas de amigos é a realização da famosa brincadeira conhecida como "amigo-oculto".

Algumas vezes, tiramos pessoas muito especiais e nem conseguimos escolher o presente certo, já que queremos agradar da melhor maneria possível. Outras, saímos pessoas com as quais temos menos intimidade e ficamos completamente sem saber o que comprar. Pois é, seja qual for o caso, LIVRO é sempre uma ótima opção de presente. 

Pensei em alguns livros que li esse ano e que me proporcionaram não só momentos agradáveis, como bons sentimentos. São livros diferentes, que acredito que irão agradar os mais diversos tipos de pessoas, até mesmo aquelas que não tem o hábito de ler muito. 
Confiram e aproveitem:

1) 12 contos peregrinos, de Gabriel García Marquez
A edição reúne contos que Gabriel García Marquez, um dos grandes nomes do realismo fantástico, escreveu em um caderno em fases diferentes da sua vida. As histórias visam ressaltar a cultura do povo latino-americano e as características da uma Europa desconhecida e bela. São narrativas sobre sonhos, dissabores, crenças, superstições etc.

2) A menina sem palavra, de Mia Couto
Edição que reúne 17 contos de Mia Couto, que refletem a pureza das crianças, destacando que mesmo em meio ao sofrimento elas conseguem preservar os sonhos e bons sentimentos. As histórias são curtas e possuem uma linguagem poética, permitindo uma leitura agradável e inspiradora. 

3) Esopo - reunião de fábulas
383 fábulas de Esopo, em uma edição especial da Cosac Naify. As fábulas de Esopo são fábulas gregas, que por meio de alegorias e metáforas apresentam várias lições morais. 

4) Eu me chamo Antonio, de Pedro Gabriel (volume 1 e/ou 2)
Atropelaram meus sonhos. Alguém anotou a placa da realidade?

Os livros reúnem as poesias e os rabiscos de Pedro Gabriel, que alcançou popularidade nas redes sociais em razão do trabalho feito em guardanapos. As edições são lindas e os trocadilhos que ele faz com as palavras são incríveis. O escritor, que começou o seu trabalho em uma mesa de bar, ressalta não só a importância do amor, como a fragilidade dele. 

5) Fica mais fácil chegar ao céu sendo uma criança, de Alexandre Reis
Edição que reúne o trabalho de Alexandre Reis, criador da página Escrevendo e Semeando. O livro possui uma linguagem lúdica e ilustrações coloridas, que demonstram que a poesia está em todos os lugares, só precisamos ficar atentos aos pequenos prazeres da vida. 

6) O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago
Um conto do mestre José Saramago, que por meio de metáforas narra a história de um homem que busca o autoconhecimento e a realização de um sonho. Uma leitura rápida, marcante, reflexiva e inesquecível. 

7) O Livro do Bem, de Ariane Freitas e Jessica Grecco
O livro surgiu a partir do trabalho de Ariane e Jéssica em uma página do facebook conhecida como Indiretas do Bem. A edição, dividida em capítulos inspiradores, contém diversas atividades e tarefas a serem praticadas com a intenção de reviver momentos, relembrar pessoas especiais, repensar sobre coisas que nos inspiram etc. É um livro que proporciona momentos agradáveis, de libertação e de autoconhecimento. 

8) Palavras do livro do desassossego, de Fernando Pessoa
Livro que contém fragmentos do clássico Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. É uma edição ilustrada, colorida e com capa dura. Comprei na FNAC Portugal, mas encontrei a edição na livraria online.

9) Pequeno Dicionário de Palavras Mortas, de Alberto Villas
Um livro que reúne diversas palavras que caíram no desuso e apresenta, além dos seus significados, as palavras pelas quais foram substituídas. Interessante, divertido e nostálgico. 

10) Pó de Lua, de Clarice Freire
Reunião e ilustrações e pensamentos de Clarice Feire, que começou o seu trabalho nas redes sociais e foi presenteada com uma edição incrível da Editora Intrínseca. O livro é dividido em 4 fases da lua e retrata nossos sentimentos mais íntimos e intensos, conseguindo tocar a nossa alma. 

11) Poema, de Alex Andrade
A edição reúne contos que o escritor fez para homenagear os grandes e inesquecíveis poetas. É um livro sensível, gostoso de ler e que nos presenteia com várias reflexões sobre a vida, o envelhecimento e os sentimentos. 

12) Valores para Viver, diversos autores
O livro, que reúne contos, crônicas e poemas de diversos autores renomados, visa ressaltar os valores essenciais da vida, mas que muitas vezes, em razão do caos cotidiano, deixamos de cultivar: amor, humildade, amizade, fé, coragem etc etc etc... 

Organizei a lista em ordem alfabética, já que nunca consigo estabelecer uma ordem de preferência entre as preferências. Espero que tenham gostado das sugestões e que os amigos presenteados também gostem... 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato