Dicas Leituras 2014

As melhores leituras de 2014

00:30Universo dos Leitores

Olá Leitores!

Essa semana eu já contei aqui no blog as melhores HQ's que li esse ano. Hoje resolvi falar dos melhores livros. Pela lista que fiz, eu li 74 livros esse ano. Esse número, que pode ser considerado alto por muito, ficou abaixo das minhas expectativas quando penso em todos os livros que eu gostaria de ter lido, mas que por falta de tempo e pelo excesso de compromissos, eu não consegui.

Entre os livros que li, vários me surpreenderam e em muitos deles eu me deparei com personagens inesquecíveis, narrativas diferenciadas etc. No entanto, depois de muito tempo analisando a lista e pensando sobre cada uma daquelas histórias, consegui listar os livros que realmente foram marcantes para mim.

Confiram: 

As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury



Eu conheci Ray Bradburry quando li Fahrenheit 451, uma obra distópica e crítica, que aborda uma sociedade em que os livros são queimados pelo Governo e considerados objetos proibidos. Lembro que o estilo do escritor me conquistou completamente. Essa sensação de encanto se repetiu com a leitura de As Crônicas Marcianas, que me apresentou um Ray ousado, criativo, que me transportou para um universo futurístico e me colocou diante de inúmeras críticas sociais e políticas. Um livro espetacular! 

A Menina Sem Palava, de Mia Couto

Mia Couto consegue me emocionar com a sua escrita poética, repleta de intensidade e de sentimentos. Ele aborda o sofrimento com uma delicadeza ímpar! Entre os diversos livros dele que li, A Menina Sem Palavra sem dúvida está entre os mais sensíveis. Aqui, ele aborda a infância pura e ao mesmo tempo cruel das crianças de Moçambique, deixando claro que não importa o quanto elas sofram, dentro delas sempre existe amor e esperança. 

A Menina Submersa, de Caitlín Kierman

Confuso, polêmico e intenso. A Menina Submersa me levou para dentro da cabeça de Imp, me fez pensar nas suas contradições e na sua busca incansável pelo auto-conhecimento. A história dessa garota esquizofrênica, que cresceu praticamente sozinha e que nunca desistiu de lutar pelo equilíbrio e a sensatez, sem dúvida merece várias e várias leitura atentas. Um livro diferente, único, especial e inesquecível. 

A Vida do Livreiro A. J. Fikry, de Gabrielle Zevin

Esse livro foi uma grande surpresa esse ano. A história, que começou de forma simples, aos poucos me proporcionou infinitas emoções e sensações. Sem dúvida um livro para todos que amam livros. Um livro que se passa em uma livraria, que conta a trajetória de um livreiro, que fala de sentimentos, de amadurecimento e de amor. 

Carta ao Pai, de Franz Kafka 

Esse livro não precisa de muita explicação. Um relato de um filho para um pai. Um texto repleto de sentimento, de angústia, de busca por respostas. 

Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
Esse foi sem dúvida o melhor livro que li em 2014 e também um dos melhores livros que li em toda a minha vida. 

Ainda não fiz resenha no site porque sinceramente não encontrei palavras suficientes (ou certas) para descrever todas as emoções e todos os sentimentos que tive enquanto li a trajetória da família Buendía, uma trajetória marcada por sofrimento, solidão, angústia, idas e vindas, mas sempre muita esperança. Uma trajetória de uma família enorme, nem sempre unida, mas sempre forte. Um livro impecável, acima de comparações e que merece todo o reconhecimento que tem.

Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Márquez




Eu adoro o Gabriel García Marquez e a sua maneira diferenciada de contar histórias e narrar cotidianos. Misturando o real e a fantasia, ele sempre me surpreende pela profundidade e simplicidade com a qual escreve. Esse livro reúne 12 contos que escreveu em momentos diferentes da sua vida e que conseguem captar toda a sua genialidade. Uma ótima opção para os fãs e também para os que ainda não conhecem o escritor. 


Tenho certeza que esse não é o melhor livro de Gaiman, mas foi por meio dele que conheci esse escritor incrível. A história fantástica, misteriosa e extraordinária, que aborda as memórias de um adulto sobre a sua infância, traz várias lições sobre amizade e lealde, levanta infinitos questionamentos: a influência da infância na nossa vida adulta; a capacidade da nossa mente para reconstruir fatos e lembranças; a dificuldade que os adultos tem de compreender as necessidades dos menores etc. 

O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago

Saramago tem diversos livros incríveis e é conhecido pela sua narrativa diferente e crítica. Infelizmente eu não tive tempo para ler muitos livros dele esse ano, mas esse pequeno conto sem dúvida me marcou. Li a história mais de uma vez e nunca terminei com a mesma ideia ou a mesma sensação. Esse é um conto sobre auto-conhecimento e sobre os caminhos que precisamos percorrer para descobrirmos o nosso verdadeiro eu, se é que ele existe. 

Serial Killers - Anatomia do Mal, de Harold Schechter

Esse livro da Darkside Books sem dúvida me marcou. Estudei direito penal na faculdade e diversas vezes me vi em conflito comigo mesma e com tudo o que eu acreditava. Até que ponto eu poderia julgar um criminoso ou até que ponto ele cometia um crime por pura frieza? Eu queria uma resposta, uma explicação plausível para tanta maldade. Na verdade, eu sempre quis compreender a mente daqueles comentem crimes tão cruéis e grotescos, sem qualquer razão aparente. E encontrei um pouco dessas explicações nesse livro. 


Harold Schechter não fez um livro para cultuar assassinos como muitos podem imaginar pelo título. O que ele fez foi um estudo das personalidades, características e condições psicológicas dos maiores assassinos ou criminosos do mundo. Ele apresentou os perfis, os tipos de análises feitas pela polícia e pelos psicólogos, os aspectos cerebrais que interferem nos atos etc. A verdade é que o livro me colocou diante de um contexto diferente do que estou acostumada a encontrar e me deu algumas das respostas que sempre busquei.

Vigilância Líquida, de Zygmunt Bauman

Criador do conceito de modernidade líquida, ele entende que a sociedade está em constante evolução e mudança, avançando em diversos sentidos, o que causa certa fluidez nos conceitos, atitudes e comportamentos sociais. 

Partindo dessa ideia de liquidez, no seu último livro publicado, Vigilância Líquida, ele trouxe relevantes questionamentos no que se refere à modernização tecnológica e a segurança (ou a falsa sensação de segurança). Por meio de um diálogo entre ele o sociólogo David Lyon, diversos temas foram abordados, entre eles redes sociais, privacidade, exposição, consumo, vigilância, benefícios ou prejuízos da evolução tecnológica, aspectos contraditórios entre liberdade e segurança etc.

A lucidez de Bauman é simplesmente admirável. Não tem como não refletir acerca de suas colocações e mesmo diante das quais não concordamos, conseguimos verificar a profundidade do raciocínio e do estudo prévio que a conclusão demandou. Um pensador moderno, inovador, crítico, que foge aos paradigmas e que não precisa de palavras difíceis para demonstrar o que pensa, afinal, argumentos sólidos se sustentam por si só.


Espero que tenham gostado das minhas escolhas e que incluam alguns desses títulos nas próximas listas de vocês...

Que venha 2015 com novos livros, novas histórias e infinitas emoções... 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato