Crítica Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

00:00Universo dos Leitores

Neste livro, Gabriel García Márquez não se preocupou em manter segredos! Logo na primeira página contou ao leitor que Santaigo Nasar iria morrer. Sem meias palavras ou tentativas de ludibriar a nossa mente, ele iniciou o livro com a seguinte frase:

“No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã
para esperar o navio em que chegava o bispo.”

A partir desse momento, começaram as explicações sobre o fato. Acontece que na noite antes do trágico acontecimento, o povoado colombiano onde se passa a história foi palco de uma grande e luxuosa festa de casamento. Em razão dos fatos que lá ocorreram, o dia amanheceu com a notícia de que Santiago seria assassinado. A notícia se tornou uma grande fofoca na cidade, mas ninguém conseguiu avisar o rapaz. Uns ignoraram o fato, pensando que era fofoca, outros não tiveram tempo para procurá-lo e outros preferiram não se envolver.
Com base nessas premissas, o escritor desenvolveu um livro com estilo jornalístico em que reconstruiu os fatos que levaram à morte de Santiago por meio das opiniões das pessoas que conviviam com ele e que estavam na festa. Com uma narrativa sem ordem cronológica e absolutamente criativa, somos conduzidos a uma história inteligente e marcante.

É preciso mencionar que os fatos foram descritos de forma rápida e direta, mas mesmo assim o escritor se preocupou em discorrer sobre os sonhos e os desejos dos personagens, o que enriqueceu a obra e reforçou o caráter de proximidade entre o narrador e os fatos descritos por ele. Além disso, o cenário foi construído com riqueza de detalhes, o que trouxe uma intensidade incrível para a narrativa e para a obra.

“De repente senti os dedos ansiosos que abriam os botões da minha camisa, senti o cheiro perigoso da fera de amor deitada às minhas costas, e senti que me afundava nas delícias das areias movediças de sua ternura. Mas parou de súbito, tossiu de muito longe e saiu da minha vida.”

“Estavam há três noites sem dormir, mas não podiam descansar, porque tão logo começavam a dormir voltavam a cometer o crime.”


O destaque da obra é que por meio dela “Gabo” não só apresentou uma nova fórmula de narrativa, como também criticou a sociedade no que tange ao preconceito e à imposição de uma forma de conduta. Da mesma forma, ele demonstrou o peso da culpa e do remorso e tratou sobre o perdão, o tempo e a importância dos sentimentos.

“Pela primeira vez dona de seu destino, Ângela Vicário descobriu então
que o ódio e o amor são paixões recíprocas. (...)”

Não se engane! Mesmo ciente da morte do personagem logo no início, o clima de tensão, suspense e segredos é preservado durante todo o livro!
Gostou? Compre aqui... 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato